O triângulo das fraudes na frente de caixa e motivações do furtante

por Vanessa Urbieta 28-07-2020 14:15
Entre em contato:

triângulo das fraudes no varejo

O triângulo das fraudes é uma teoria sobre fraudes corporativas que tem como objetivo identificar os motivos que originaram a ocorrência da fraude por parte de um ou mais indivíduos. Neste triângulo, são considerados três pontos importantes para entender a motivação das fraudes: Oportunidade – Racionalização – Pressão/Incentivo. É a partir destes três pontos que percebemos a efetivação de uma fraude. E, quando falamos de operação de caixa, é inevitável considerarmos também o que chamamos de conflito de interesses, que surge da combinação destes três fatores. Para entender melhor estes três pontos, destaco abaixo o que costumamos verificar no ambiente de frente de caixa – PDVs:

Triângulo das fraudes (Centro do Texto)

1- Oportunidade

A oportunidade é a situação que propicia o surgimento da possibilidade de fraude. É quando o funcionário vislumbra uma chance real de efetivá-la. Um exemplo comum é quando a gaveta do caixa está aberta, por qualquer operação de PDV. O dinheiro à mostra desperta o senso de oportunidade.

 

2- Racionalização

Neste ponto, o indivíduo começa a se questionar sobre as vantagens e desvantagens de realizar a fraude. É quando o funcionário vacila entre realizar ou não o ato ilícito e surgem algumas perguntas clássicas como: “Será que devo pegar este dinheiro? Mas, o dinheiro não é meu, é da empresa. O Dono tem muito dinheiro, sentirá falta? Não tem ninguém monitorando, olhando? Até tem câmeras, mas já me falaram que ninguém verifica as imagens...”

 

3- Pressão ou Incentivo

Após o momento de dúvida, a situação se divide entre o incentivo em manter a conduta positiva, ética, e os possíveis incentivos internos e externos de delinquir. As razões são muitas e irão variar de acordo com cada indivíduo. Questões pessoais se misturam a questões econômicas como, por exemplo, é o caso de aumento de desemprego devido à crise econômica: “Minha família está passando por necessidades, só eu estou trabalhando na minha casa”. Neste contexto, o indivíduo se depara com conflito de interesses. O ambiente do caixa, por ter circulação de meios de pagamento e mercadorias, se torna um local de grande vulnerabilidade e muito propício para desvios, fraudes e furtos.

 

Neste vídeo podemos ver uma gravação feita com o Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa da Gunnebo, que mostra o momento em que a fraude acontece na frente de caixa. Nele, a operadora não registra um produto, causando diferença entre o valor do ticket final e o pagamento.

 

 

 

 

 

Entender as motivações de um indivíduo, as causas que o fazem cometer uma fraude ou furto, é muito importante para o varejo. Mas, para identificar estas fraudes, é essencial contar com a ajuda da tecnologia para monitoramento de frente de caixa, como o Gatecash. Com acesso a estes dados, o varejista pode alinhar melhor os objetivos da equipe, incentivar condutas positivas e reduzir perdas.

 

New Call-to-action

Topics: Perdas no Varejo, Frente de Caixa