Com o objetivo de avaliar o uso do dinheiro pelos consumidores brasileiros, o Banco Central divulgou a edição 2018 da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”*. Os resultados ganharam atenção dos meios de comunicação, pois a pesquisa aponta, mais uma vez, que o dinheiro segue como principal meio de pagamento entre os brasileiros, apesar do crescente uso das máquinas de débito e crédito. A forma como os consumidores lidam com pagamentos segue sendo um desafio para os varejistas, que passam a contar cada vez mais com tecnologias para gestão de numerário, que garantem menos perdas, mais segurança e controle para a operação.
Segundo o Banco Central, 96% da população declarou realizar pagamentos ou fazer compras em dinheiro vivo enquanto apenas 52% afirma realizar pagamentos com cartões de débito e 46% cartões de crédito. Este resultado mostra que, ao contrário do que muitos especialistas acreditavam, o dinheiro ainda é a forma preferida de pagamento da população.
A pesquisa* revelou que quase 100% dos estabelecimentos entrevistados aceitam dinheiro como forma de pagamento e que esta é a forma de pagamento mais utilizada por consumidores em compras de pequeno valor, como os gastos em mercearias e pequenos mercados. Este resultado impacta diretamente nos comerciantes de varejo, que precisam contar com a atenção dos caixas e com estratégias de segurança para lidar com o numerário.
Montamos um infográfico com as principais informações da pesquisa, que impactam diretamente a rotina dos varejistas, e você pode conferir aqui:
O Banco Central afirmou, após a divulgação dos dados, que irá aumentar a produção de notas de R$5,00 e R$2,00, solicitando aos bancos uma maior disponibilidade destas cédulas aos consumidores.
Para lidar com a forma de pagamento mais popular no país, os varejistas precisam contar com tecnologias que ajudam a agilizar a trazer mais segurança na gestão do numerário. O dinheiro em cédulas é um grande alvo de roubos e furtos e deve estar em segurança para que o varejista evita perdas e redução de lucro. Os cofres inteligentes são uma excelente alternativa, pois contabilizam automaticamente as cédulas recebidas, rejeitando notas falsas, além de gerar relatórios para cada usuário que utilizar o cofre para depositar quantias. Com uma tecnologia simples e segura, a gestão de numerário com o Intelisafe, o Cofre Inteligente, é a garantia de uma rotina de recebimento de dinheiro segura e mais eficiente. Veja um vídeo demonstrativo do Intelisafe em funcionamento e entenda como esta solução pode mudar seu dia a dia:
*Confira a pesquisa completa clicando aqui
Para saber mais sobre a tecnologia do Cofre Inteligente, disponibilizamos os links a seguir:
Entrevista em vídeo sobre a tecnologia do Cofre Inteligente
EBOOK: Como reduzir os custos que envolvem o manuseio de dinheiro?
Violeta Supermercados garante mais segurança com o uso do Cofre Inteligente