Profissões do varejo que evoluíram ao longo do tempo

por Adriano Sambugaro 09-05-2017 13:05
Entre em contato:

profissoes-blog

O varejo brasileiro evoluiu muito nos últimos anos e, com ele, algumas profissões seguiram o mesmo caminho. Hoje, questões como projetos de design, visual merchandising, IoT e Business Intelligence são tão fundamentais quanto capacitar uma boa equipe de vendas no atendimento. Pensando nisso, fizemos uma lista inicial na Revista Prevenção de Perdas 2018 mostrando quatro profissões do varejo que mudaram, se atualizaram e evoluíram acompanhando as transformações tecnológicas do mercado: Arquitetura Comercial, Tecnologia da Informação, Visual Merchandisin e Prevenção Estratégica. Nossa ideia neste artigo, é reunir especialistas de diversas áreas para criarmos um índice de profissões do varejo que ajude a orientar a rotina profissional de diversos colaboradores.

  • Tecnologia da Informação por Jose Ângelo Gambaroni

A tecnologia é, sem dúvida, o grande canal de transformação do varejo nos últimos anos. Para JOSÉ ANGELO GAMBARONI, diretor da GSRetail Soluções, o varejo brasileiro tem evoluído no uso das tecnologias, mas ainda são poucos os varejistas que investem em tecnologias inovadoras como omnichannel, personalização da venda, apps aos consumidores, inteligência comercial e ferramentas de CRM que permitam campanhas personalizadas.

Clique aqui para conferir na íntegra o artigo de Jose Ângelo Gambaroni sobre esta profissão.

 

  • Prevenção Estratégica por Anderson Ozawa e Emerson Freitas

Com o decréscimo das margens, aumento da competitividade e o crescimento do crime organizado, somados à vasta disponibilidade de equipamentos e softwares, fica claro de que o gestor ou gerente de Prevenção de Perdas deve ser amplamente qualificado em várias áreas. Segundo EMERSON FREITAS, diretor do Comitê PRACS/ IBEVAR, um profissional de prevenção deve estar em constante atualização e busca de conhecimento. Também membro do IBEVAR, ANDERSON OZAWA diz que a gestão de pessoas deve ser estratégica.

→ Clique aqui para conferir na íntegra o artigo de Anderson Ozawa e Emerson Freitas sobre esta profissão.

 

  • Arquitetura Comercial por Manoel Alves Lima

Um dos maiores nomes do design estratégico no varejo do país, MANOEL ALVES LIMA, diretor da Falzoni Alves Lima (FAL), é enfático: bonito, atraente e encantador, um projeto deve ser capaz de refletir o posicionamento da marca, destacar os seus diferenciais competitivos e orientar o consumidor. Segundo o diretor da FAL, a primeira avaliação que qualquer pessoa faz ao entrar em uma loja é do seu visual. 

Clique aqui para conferir na íntegra o artigo de Manoel Alves Lima sobre esta profissão.

 

  • Visual Merchandising por Sonia Paloschi

Saber como tornar o seu espaço comercial mais atrativo para o consumidor, convertendo visitantes em compradores, é o papel central do profissional de visual merchandising, afirma SONIA PALOSCHI, diretora da Purchase Comunicação. De 1985 até o começo dos anos 2000 os profissionais de visual merchandising eram autodidatas. Depois, se qualificaram por meio de cursos de especialização, pós e outros cursos que foram preparando, além da linguagem do dia a dia e da necessidade do PDV, a ciência do projeto de loja com todas as necessidades para vender mais.

Clique aqui para conferir na íntegra o artigo de Sonia Paloschi sobre esta profissão. 

 


 

Você quer colaborar com esta lista? Escreva nos comentários que profissões do varejo, além destas quatro, evoluíram com o desenvolvimento do varejo. Vamos juntos construir um verdadeiro estudo sobre profissionais e especialistas do mercado de varejo.

 

REVISTA-2018-960pxLARG-sombra-30 Este conteúdo foi publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2018. Para conferir o conteúdo da Revista na íntegra, acesse agora mesmo este link e faça download gratuito da versão digital.

 

 

Glossário do Varejo | 50 expressões explicadas por especialistas