A tecnologia é, sem dúvida, o grande canal de transformação do varejo nos últimos anos, e as soluções de cloud computing, business analytics e mobilidade são cada vez mais indispensáveis ao varejista que quer acompanhar essa evolução. Vejo que agora e cada vez mais no futuro, serão os profissionais especializados na análise de dados, conhecedores dos processos, com desenvoltura no uso de ferramentas estatísticas e de informática, que implementarão as áreas de inteligência de mercado necessárias para que o varejo do futuro conheça melhor seus consumidores.
Os profissionais de TI no varejo têm sido importantes para o mercado desde a época da automação comercial, no século passado. Nos últimos anos, eles se transformaram em profissionais voltados cada vez mais ao negócio, como apoio às áreas comercial, financeira, logística, operações e mais recentemente em vendas. Aqueles que se especializam em processos de negócio, auditoria e análise de dados, estão se destacando a ponto de passarem a ser os principais executivos das áreas comercial, administrativa e financeira das organizações varejistas.
A meu ver, o varejo brasileiro tem evoluído no uso das tecnologias, implementando sistemas de PDV, ERP, WMS, ferramentas de BI, etiquetas eletrônicas e self-checkouts, mas ainda são poucos os pequenos e médios varejistas que investem no omnichannel, na personalização da venda, em apps na mão dos consumidores, em inteligência comercial e em ferramentas de CRM que permitam campanhas personalizadas.
O varejo ainda está em processo de profissionalização e a mão de obra vem melhorando muito em termos de operação e de gestão.
Ainda temos poucos profissionais que conseguem enxergar a loja através dos números e que transformem as análises em ações que melhorem o resultado. E esse é o grande desafio das empresas.
→ Em breve disponibilizaremos outros artigos sobre as principais profissões que têm evoluído junto ao varejo. Para conferir a lista completa, acesse nosso índice de profissões clicando aqui.