Em Novembro de 2017, realizamos uma ação de divulgação do novo livro Pentágono de Perdas, do especialista e colaborador do Blog Prevenção de Perdas, Anderson Ozawa, buscando disseminar ainda mais a cultura de prevenção de perdas no varejo. Durante este período, pedimos aos nossos seguidores do LinkedIn que respondessem a uma pergunta essencial sobre este tema “qual a principal contribuição da Prevenção de Perdas no varejo?”. As respostas foram esclarecedoras e levantaram pontos importantíssimos sobre esta discussão. Reunimos aqui algumas frases e agradecemos a todos pela participação!
As respostas mostraram o quão importante são conceitos como estratégias, procedimentos, lucratividade, crescimento, pessoas e organização. Estes conceitos também estão presentes no livro Pentágono de Perdas que você pode adquirir aqui neste link.
Confira algumas das frases vencedoras:
Na sua opinião, qual a principal contribuição da Prevenção de Perdas no varejo?
PROCESSOS
Alguns participantes destacaram a melhoria nos processos que a Prevenção de Perdas traz para o dia a dia das empresas, como nas frases vencedoras a seguir:
A prevenção de perdas contribui diretamente para a sustentabilidade do negócio através da otimização dos lucros e recursos e constante atualização dos processos existentes na empresa.
Antoniel Bernardo dos Santos
Desenvolver estratégias, definir procedimentos e indicadores para toda cadeia de suprimentos com objetivo de prevenir e reduzir perdas no ciclo varejista.
Dalmo Oliveira
A maior contribuição da Prevenção e Perdas no varejo é poder enxergar e zelar pelo o que a Alta Administração não vê reduzindo assim os riscos e alavancando o processo de lucratividade de tal forma que só quem está ali no dia a dia conhece e sabe como monitorar e criar planos de ação para melhorias.
Jaqueline de Souza Pinto
RESULTADOS
Outro ponto que foi citado diversas vezes são os resultados. Os participantes relataram que a Prevenção de Perdas traz melhores resultados para as empresas e que essa deve ser a sua principal contribuição.
Mitigar o prejuízo, antecipar resultados, a organização que previne não apaga incêndio, não precisa remédio.
Abadia dos Reis Xavier Rodrigues Cardoso
A prevenção de perdas é a melhor forma de maximizar os lucros sem aumentar as vendas, extraindo o melhor aproveitamento do capital investido.
Franciele Brisola de Almeida
A principal contribuição é que a Prevenção de perdas é questão de sobrevivência do negócio sendo uma fonte que maximiza os lucros.
Rodrigo B F Canal
Pensando nas variáveis da lucratividade, onde perdas e lucro líquido têm o mesmo peso médio, já se identifica grandes oportunidades para o negócio ao investir em prevenção de perdas no varejo.
Vania Cristina Ferreira
PESSOAS
Em terceiro lugar, o ponto destacado foram as pessoas, o envolvimento dos funcionários e a integração da equipe. Os participantes mostraram como a cultura de Prevenção de Perdas pode trazer ainda mais vantagens para as equipes
Através de processos bem elaborados e integrados a todos os departamentos (da diretoria a operação), o trabalho desempenhado pela Prevenção colabora com o crescimento da empresa, aumentando lucros, reduzindo e prevenindo perdas.
Andressa Lobato Zampronio
Melhorar a rentabilidade das empresas e criar uma cultura sustentável.
Eduardo Benedito Pereira
O setor de Prevenção além de Prever ele também planeja. É um grande estrategista. Consegue ao mesmo tempo influenciar as pessoas à sua própria consciência e também faz com que todos entendam a importância do desperdício. No varejo, a prevenção de perdas é altamente engajada com as pessoas e processos.
Kleber Barbosa de Oliveira
Agradecemos a participação de todos! E, se você não participou do concurso, pode saber mais sobre o livro impresso e como adquiri-lo, acessando agora mesmo o Portal Prevenção de Perdas Brasil.
Mais artigos de seu interesse:
13 razões para implantar Prevenção de Perdas
12 dicas para identificar suspeitas de furto no varejo
Pentágono de perdas: um programa estratégico e sustentável para Prevenção de Perdas