Analisando os índices de perdas, o varejo farmacêutico não se encontra em seu melhor momento, ainda que o resultado da última pesquisa da Abrappe tenha mostrado uma ligeira queda nas perdas do setor. Este cenário mostra que alguns varejistas do canal farma perceberam ser necessário investir em tecnologias e estratégias de prevenção de perdas que ajudem a reduzir ainda mais este índice. É desta forma que tem se posicionado há algum tempo o Grupo RaiaDrogasil, mostrando que é possível combater as perdas e ter melhores resultados ano a ano, como mostrou a matéria exclusiva da Revista Prevenção de Perdas nº 11.
Empresa líder no mercado brasileiro de drogarias, a RaiaDrogasil adotou um layout mais moderno e ampliou seu mix em 14 mil itens nas lojas. A mudança serviu para se adequar ao novo consumidor, mas sem se descuidar da segurança e com foco e atenção às perdas. A parceria com a Gunnebo começou em 2011. Na época estava acontecendo a fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A., que vai aos poucos sendo ampliada e hoje conta com uma base de 30,6 milhões de clientes ativos.
“Estamos sempre buscando dar mais conforto e conveniência aos clientes com o máximo de qualidade. Encaramos essa questão como um grande desafio, pois temos que melhorar cada vez mais a experiência de compra dos clientes em loja, sem afetar, ou ao menos, minimizar as perdas de inventário” – João Carlos Rocha da Silva, gerente de Prevenção de Perdas da RD.
Lojas modelo em prevenção
A Gunnebo desenvolveu toda a infraestrutura e começa a rodar em maio deste ano três lojas modelo em prevenção de perdas na RaiaDrogasil em São Paulo. Além das antenas, as lojas tem alarmes, analíticos de vídeos (CFTV e Gatecash), contadores de fluxo de pessoas, gerenciamento de frente de caixa e filas e a mais recente novidade da companhia, o MediaGuard, kit inibição de CFTV que combina a imagem do cliente com mídia na mesma tela.
O gerente de Prevenção de Perdas, João Carlos Rocha da Silva explica que a intenção do projeto é ajudar as lideranças de loja a reduzir ainda mais as perdas de inventário com uma melhor gestão, contando com mais tecnologia.
As antenas antifurtos da Gunnebo já estão presentes em 98% das lojas do grupo, espalhadas por 22 Estados do Brasil. Nas lojas-modelo, elas passarão a ser controladas remotamente, proporcionando ganho operacional e redução de custos à RaiaDrogasil. Com a tecnologia Live EAS, grande parte dos ajustes técnicos poderão ser feitos remotamente e quando houver necessidade do envio de um profissional até a loja, ele terá um diagnóstico mais preciso.
De acordo com Silva, a parceria com a Gunnebo deu muito certo e trouxe avanços para a RaiaDrogasil.
“Em nossos estudos dos últimos seis anos, as perdas de inventário vêm caindo cerca de 10% anualmente com o conjunto gestão (procedimentos e processos), pessoas (treinamento e cultura) e tecnologia (equipamentos e softwares). Acredito que ainda podemos evoluir bastante e esse novo projeto com a Gunnebo certamente trará novos resultados que serão valorosos para os negócios” – João Carlos Rocha da Silva.
Lojas novas com “kit inauguração”
O grupo tem como meta abrir 240 novas unidades em 2019. Silva afirma que a capilaridade da companhia precisa ser muito bem gerenciada e monitorada, por isso acredita na importância de todas as lojas novas começarem com o kit de inauguração, que contempla tudo a que se refere a prevenção em gestão, tecnologia e pessoas. Ele argumenta que é essencial contar com sistemas e processos cada vez mais ajustados a seu negócio, visando a redução de perdas.
Além das novas lojas, a RaiaDrogasil também revitalizará o formato de loja popular, que passará por um aumento da área de vendas, melhorando a experiência do cliente. Com uma proposta de valor completa no autosserviço, a ideia é agregar um programa de fidelidade e de CRM, alavancando a força das bandeiras Droga Raia e Drogasil.
![]() |
Esta matéria foi publicada originalmente na Revista Prevenção de Perdas edição 11. Para ter acesso ao conteúdo completo da revista, clique aqui e faça o download da versão digital gratuitamente.
|
Mais informações sobre tecnologia para Prevenção de Perdas no Canal Farma:
Guia rápido para prevenir perdas em farmácias
Varejo Farma sofre mudanças e busca se adaptar ao mercado
Tecnologia é aliada contra perdas em farmácias