Existe uma pergunta que ronda constantemente a cabeça não só dos varejistas como também dos especialistas em economia: Algum dia o dinheiro como forma de pagamento irá desaparecer? É uma preocupação legítima, já que a forma como o manuseio de dinheiro é feita muitas vezes traz insegurança e perdas. Ainda que algumas pessoas acreditem que o fim do papel moeda estaria próximo, não precisamos nos distanciar muito para entender que isto está longe de acontecer. Qualquer varejista que lide com vendas sabe que o pagamento em dinheiro segue sendo uma escolha corriqueira do cliente.
Pelo avanço da tecnologia, pode até parecer que dinheiro é coisa do passado, mas existem bons motivos para que ele permaneça em uso na nossa sociedade há milhares de anos.
Saber desta realidade nos traz um outro panorama complicado e que merece bastante atenção: as perdas relacionadas ao recebimento em dinheiro. São diversos os custos envolvidos no processo de gestão de numerário e as perdas estão sempre à espreita. Por isso, é preciso pensar de maneira estratégica desde o recebimento do dinheiro no caixa, até o momento em que ele é recolhido pela empresa de transporte de valores.
Esta vulnerabilidade do manuseio de dinheiro levou especialistas a criarem tecnologias como a do Intelisafe, o Cofre Inteligente da Gunnebo, que vem para trazer mais segurança e agilidade para a gestão de numerário. O Cofre realiza a contagem de dinheiro, além de mantê-lo em segurança, reduzindo o risco de roubo, evitando perdas e eliminando diferenças de caixa. Todo o processo é controlado de perto a partir do momento em que as notas são processadas de forma segura e eficiente.
Mais alguns tópicos de seu interesse:
Confira a velocidade deste cofre inteligente e surpreenda-se
Violeta Supermercado: mais segurança com o cofre inteligente