A realidade virtual e a realidade aumentada não são novidades para o mundo tecnológico. Os simuladores de voo, as transmissões de aparelhos celulares, os códigos QR, tudo isso está envolvido neste tipo de tecnologia. O grande avanço, como foi mostrado na Revista Global, é que estas tecnologias, que eram utilizadas apenas em determinadas situações específicas, agora estão sendo cada vez mais utilizadas como estratégias para o mercado. A realidade virtual e a realidade aumentada têm o poder de transformar a atividade de fazer compras, criando uma experiência melhor, diferente e personalizada para o cliente. Que tal saber como?
Realidade virtual
A realidade virtual acontece quando um computador, utilizando um determinado software, cria um novo ambiente, projetado para substituir o mundo real que nos rodeia. Com a recente transição para o cenário do consumidor, através de aparelhos visuais RV é possível criar um ambiente de experimentação virtual utilizando a tecnologia no varejo. Surge assim uma nova forma de experiência de compra para seus clientes. A operadora de viagens Thomas Cook, por exemplo, utiliza esses aparelhos visuais para mostrar os destinos de viagem de maneira mais realista a seus clientes. A marca de moda Topshop, do Reino Unido, disponibilizou aparelhos que levam seus clientes a um desfile de moda na passarela. Tudo isso apenas com a tecnologia no varejo.
Realidade aumentada
Já a realidade aumentada é uma tecnologia que sobrepõe uma imagem gerada por computador a realidade que nos cerca, de maneira que as duas funcionam juntas através de uma câmera de celular ou tablete. Um grande exemplo de realidade aumentada que fez sucesso foi o jogo Pokémon Go. Usar esta tecnologia no varejo pode ser um diferencial e tanto para a experiência de compra dos clientes. Com ela, surge a possibilidade de simular situações como provas de roupa e maquiagem e até mesmo novos móveis para a casa nova.
As duas tecnologias, utilizadas juntas ou separadamente, trazem inúmeras possibilidades de revolucionar o dia a dia de uma loja de varejo. Mesclar a realidade com o mundo virtual é algo que, cada dia mais, ocupa um grande espaço em nossa rotina, então por que não utilizar isto a favor do varejo?
Para saber mais sobre estas tecnologias e outras
soluções para o varejo, acesse a Revista Global #5.
*Este artigo foi publicado originalmente na Revista Global #5.
Mais artigos sobre tecnologia no varejo:
3 dicas de tecnologia contra fraudes no varejo
Prevenção de perdas e tecnologia da informação no varejo
4 soluções de tecnologia para segurança e conectividade no varejo