Muitas vezes os varejistas se perguntam se a Tecnologia da Informação no varejo é um tema de Prevenção de Perdas. Sem dúvida nenhuma. Em tempos de Internet das Coisas (IoT) e Big Data, os varejistas podem beneficiar-se com soluções integradas para dinamizar ainda mais seu negócio. Como sempre tenho me pronunciado, a necessidade de uma completa e irrestrita integração entre todos os departamentos, operacionais ou não, é mandatória, para o sucesso da gestão que visa a Prevenção de Perdas.
As recomendações básicas para gerir a Prevenção de Perdas em uma empresa, que seriam Pessoas, Processos e Tecnologias, expressas de várias formas e conteúdo, têm cada vez mais à sua disposição instrumentos, estatísticas e informações acumuladas. Estes dados, com o uso do que passou se a chamar de IoT (internet das coisas), agora podem e devem ser usados a favor dos gestores do varejo.
O que já era importante na organização, a chamada área de TI – Tecnologia da Informação no varejo, hoje é indispensável. Junto com o gestor da área de Prevenção de Perdas, deve formar a base para o incremento do “lucro adicional” através da redução das perdas.
A Gunnebo vem evoluindo seu modo de atender o varejo ao longo do tempo, vendendo produtos que são também soluções para prevenção de perdas. A combinação de produtos e serviços, adequados a cada tipo de varejo, possibilita uma melhor relação custo benefício aos varejistas. Dar mais destaque, apoio e trazer novas possibilidades de uso da tecnologia da informação nos produtos e serviços é uma forma de colocar a conectividade e a tecnologia da informação no centro do mercado de varejo.
Diversas soluções em Prevenção de Perdas como cadeados eletrônicos, contadores de fluxo, cofres inteligentes, tecnologia EAS, CFTV, funcionam como instrumentos de gestão. Ao analisar as perdas, são geradas informações várias, coordenadas e sintetizadas pelas áreas de Tecnologia da Informação no varejo, dando aos dirigentes importantíssimos dados que podem mudar a história da empresa, se bem utilizados.
![]() |
Nossa revista, lançada na APAS 2017, aborda este tema, ouvindo alguns especialistas, ligados à área, e você pode conferir fazendo o download gratuito neste link |
Mais sobre conectividade no varejo:
Segurança no varejo: que diferença fará a conectividade?
Reduzindo perdas com a gestão de dados do varejo
Conectividade na gestão do varejo é o tema da Revista Prevenção de Perdas