Seguindo a nossa série de artigos baseadas na lista de "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perdas", hoje vamos continuar no tema e falar sobre como escolher os melhores fornecedores para ampliar sua estratégia de Prevenção de Perdas.
Como falamos nos artigos anteriores, a tecnologia aliada a uma boa estratégia em seu negócio, é capaz de alavancar seus lucros ao prevenir as perdas. Mas, uma coisa é verdade: não existe uma solução mágica ou infalível, o importante é contar com um fornecedor que ofereça boas soluções e um excelente suporte de pós-venda. Através destes três passos que abordarei agora, você poderá avaliar e decidir com mais segurança a escolha do seu fornecedor de soluções de segurança.
1) Qualidade do serviço: Você está comprando apenas produtos?
A solução ideal para o seu negócio não funciona sozinha. Para isso, é importante contar com um fornecedor que tenha uma equipe de suporte pós-vendas eficiente, que atenda fielmente suas demandas e expectativas. A qualidade do serviço pode ser definida com o grau em que as suas expectativas de cliente forem atendidas. Um técnico bem treinado, interessado no cliente, com resposta rápida e eficiente, pode satisfazer mais que um ótimo produto com um péssimo serviço. Pesquisar se a empresa fornecedora possui certificações como a ISO 9000 e se investe em treinamento de sua equipe também são bons indicadores de eficiência.
Tenha sempre em mente que o serviço e suporte pós-vendas devem ser seus grandes aliados e estar sempre ao seu lado. Este é um importante item a se verificar na hora de contratar seu fornecedor, pois a qualidade da tecnologia que você estará adquirindo é tão imprescindível quanto ter uma rotina de parceria com o pós-venda.
2) Competência gerencial: A empresa sabe o que é importante para você?
A empresa que você contatar deve entender bem quais são seus objetivos e demandas. Uma boa percepção gerencial sobre sua expectativa em relação ao serviço contratado é um ótimo começo para uma parceria de sucesso.
É importante que seu fornecedor se adeque ao “timming” que você, cliente do varejo, exige. Cada empresa tem sua forma de trabalhar e o fornecedor deve fazer o máximo para se inteirar e trabalhar de acordo com esta forma já pré-estabelecida. Algumas atitudes fortalecem o relacionamento do fornecedor com seus clientes como ter em mente que o cliente precisa saber com antecedência eventuais demoras no atendimento e a preocupação com a aparência da equipe, se estão uniformizados, com crachá e equipamentos de segurança. Outro ponto importante é certificar-se de que o funcionário tenha um bom nível de informação sobre o cliente que irá atender. Lembrando sempre que o mais importante para o fornecedor deve ser o grau de satisfação de seu cliente.
3) Custo x qualidade: Você sabe avaliar o retorno sobre investimento?
Não se engane e ache que o investimento em soluções de segurança é um investimento perdido. A relação custo-benefício deve sempre ser positiva, isto é, nada é caro quando seu nível de satisfação e a utilização do equipamento ou serviço atendido se mantêm ativos e funcionando perfeitamente a maior parte do tempo.
É importante avaliar os tipos de custos que você pode ter ao contratar um fornecedor. Eles levam em consideração algumas premissas:
• Custos com a manutenção de equipamentos: São, normalmente, uma despesa fixa que serve para aumentar a longevidade dos equipamentos, reduzindo o custo de reparos emergentes ou a troca inesperada do mesmo;
• Custos com inspeções periódicas, quando necessário: Têm as mesmas considerações e conceitos dos Custos de Manutenção. São importantes para ter uma rotina mais eficiente e para garantir que os produtos estejam em pleno funcionamento;
• Custos gerados por mau uso do produto: Nem sempre a equipe estará ciente dos cuidados que devem ter com os equipamentos usados. Isso aumenta a necessidade de reparos emergenciais, normalmente mais caros. Rotinas periódicas e treinamento de equipe podem reduzir esses custos.
É quando observamos essas considerações que percebemos a importância da avaliação do serviço atrelado ao produto que será adquirido. Procure referências sobre os fornecedores disponíveis no mercado, pesquise sua avaliação entre os varejistas do seu setor e tenha em mente que um fornecedor eficiente poderá reduzir não só suas perdas, como também seus problemas ao lidar com a tecnologia.