A Gestão de Projetos em Prevenção de Perdas (gestão de projetos) é de extrema e fundamental importância para a redução de perdas. Com a competitividade acirrada, margens de lucro apertadas, ciclo de vida dos produtos mais curtos, o gestor de Prevenção de Perdas tem que buscar inovações para que a companhia tenha um diferencial e uma vantagem competitiva.
O gestor de Prevenção de Perdas não pode mais ficar somente atrelado ao âmbito operacional, ele deve ter diversas competências e habilidades e estar focado diretamente no âmbito estratégico. Porém não se pode ter somente ideias, é preciso tirá-las do papel de forma estruturada e, nesses casos, a Gestão de Projetos em Prevenção de Perdas é uma grande aliada.
Um projeto tem diversas fases e o seu objetivo principal é a maximização dos lucros através de estudos de viabilidade dos investimentos em projetos (PAYBACK, TIR, VPL):
Sobre a análise de viabilidade de projetos, é importante saber:
Observação: Existem projetos que não requerem investimentos.
Um projeto em Prevenção de Perdas deve sempre levar em consideração o valor e o retorno do investimento. Este retorno pode ser dar em 12, 24 e 36 meses ou mais, dependendo do critério utilizado para o investimento.
Faça a gestão de projetos em prevenção de perdas e transforme o seu projeto em uma fonte de lucros para sua companhia.
Exemplo:
Conclusão: O projeto de redução das rupturas superou as expectativas e ainda gerou um Saving (economia).
Dica de software para gestão de projeto e mapeamento de processos:
PROJECT - Software para desenvolvimento e controle de projetos.
São vários os tipos de projetos que o Gestor em Prevenção de Perdas pode adotar em suas estratégias:
O mapeamento dos processos e a gestão dos projetos em prevenção de perdas andam juntos. Para que um projeto alcance o objetivo proposto, os processos devem estar mapeados de forma clara e concisa e, se possível, já com as melhorias observadas.
Fases do mapeamento dos processos:
Dica de software para mapeamento de processos:
VISIO E FLOWCHART - Software para utilizado para mapeamento de processos através de fluxogramas.
É importante refletir sobre os processos e estratégias voltadas para Prevenção. Respire vendas e transpire Prevenção de Perdas, o resultado será a maximização do seu lucro. Disciplina e eficiência nos processos é um diferencial e uma vantagem competitiva. Devemos trabalhar sempre na causa (raiz) do problema e não nas suas consequências, mitigando os riscos e prevenindo perdas.
Prevenção de perdas é questão de sobrevivência do negócio, através dela você pode transformar seu projeto em uma fonte de lucros para sua companhia. Boas vendas com Qualidade, Segurança e Prevenção.
Mais dicas sobre projetos e prevenção de perdas:
A importância do inventário na gestão de estoque do varejo
5 passos para convencer diretores a investir em Prevenção de Perdas
A necessidade de incluir Prevenção de Perdas na estratégia da empresa