Muitos varejistas associam perdas na frente de caixa a ações externas como furtos e roubos ou ações de má fé de colaboradores. Mas, a realidade é que os erros operacionais são responsáveis por grande parte das perdas neste que é um dos locais mais vulneráveis do varejo, o PDV. Para melhorar a gestão da frente de caixa e reduzir erros deste tipo, a saída é investir em tecnologia como fez o Grupo Muffato, investindo no Gatecash, monitoramento de frente de caixa da Gunnebo.
Uma das maiores redes de supermercados do país, com 54 lojas em 18 cidades do Paraná e interior de São Paulo, o Muffato passou a fazer uso do Gatecash em 2015, atuando em duas frentes: a redução das perdas no PDV e a gestão de orientadores e operadores de caixa, que representam cerca de 30% do quadro efetivo de funcionários da companhia.
Além de reduzir consideravelmente os índices de perdas na frente de caixa, originárias em cerca de 80% dos casos por erros operacionais dos colaboradores, o Gatecash foi fundamental na melhoria da comunicação de gestores com os funcionários, especialmente no que diz respeito ao controle e orientação sobre os procedimentos corretos. Multiplicação de produtos e troco errado eram os campeões dos erros cometidos pelos operadores.
“Mas sempre aparecem também alguns clientes tentando passar mercadorias embaixo das compras ou abaixo do carrinho. Tudo isso conseguimos detectar com o monitoramento online no PDV” – Ledineia da Silva, gerente financeiro do Muffato.
Depois de detectado os problemas, o Muffato orienta seus operadores de caixa ou os encaminha para treinamentos específicos. Na maioria dos casos, resolve-se com as orientações. Ledineia destaca que os operadores acabam por tornarem-se mais atentos, o que também faz aumentar a produtividade e a qualidade do atendimento.
O grupo utiliza o Gatecash em todas as unidades do Muffato Max, cash & carry da rede, que conta em média com 30 checkouts por loja. “Por isso é essencial que tenhamos uma tecnologia que nos auxilie nesse controle das perdas. Hoje, o Gatecash já faz parte das soluções presentes na inauguração de cada nova unidade”, lembra a gerente financeira.
![]() |
Este artigo foi publicado originalmente na Edição nº 11 da Revista Prevenção de Perdas. Para acessar mais cases sobre tecnologias de Prevenção de Perdas e dicas de especialistas, faça o download gratuito da versão digital clicando aqui. |
Mais artigos sobre perdas na frente de caixa:
Tecnologia a favor da agilidade na frente de caixa
Especialista aponta soluções para lidar com fraudes no PDV