O que esperar do varejo em 2020?

por Luiz F. Sambugaro 13-02-2020 16:10
Entre em contato:

O que esperar de 2020?

A cada novo ano, dependendo de fatores externos e do nível de competitividade, o varejo sofre transformações em todos os níveis de sua operação. Entretanto, a velocidade destas transformações e a diminuição do tempo de resposta a elas são cada vez mais surpreendentes. As mudanças visam reduzir ainda mais a ocorrência de erros e possibilitam a difícil tomada de decisão de sair na frente com os novos conceitos e novas tecnologias, que se adequem aos novos interesses dos consumidores. Estar seguro com estas novas tendências, que foram marcantes em 2019, ajuda a guiar em que o varejista deve focar em 2020.

Sem nos aprofundarmos nas diferenças de crescimento de cada setor, apontamos algumas constatações gerais que, de alguma forma, afetaram e continuarão a afetar quem tem seu negócio voltado para o varejo. Destaco abaixo alguns exemplos:

- Farmácias: o Sudeste foi a área de menor crescimento e a de maior foi o Norte, registrando 11.8% e 14,6% de crescimento, respectivamente;

- Varejo online: com um crescimento de aproximadamente 5,6%. Deste número, o segmento “foods” participou com aproximadamente 50%, eletrônicos com 36% e livros com 25%;

- Supermercados: sofreu uma remodelação completa em relação a tamanho, formato, localização, visual merchandising. As lojas 24h diminuíram sensivelmente, assim como as farmácias;

- Omnichanel: conceito pouco tempo atrás subestimado por muitos varejistas, já é uma premissa para uma boa experiência de compra, acompanhando a mudança de comportamento dos consumidores que desejam navegar sem fronteiras entre o varejo online e lojas físicas.

 

Propósito e transparência

Nos dias de hoje, vemos que o consumidor busca saber sobre as empresas e seus produtos antes de consumir, passando a dar valor a itens antes não considerados, como o nível de acesso aos produtos (degustação) e sua origem. Lojas de departamentos, que ficam cada vez menores, passaram a ter, por exemplo, o que chamamos de “CO-BRAND”: marcas de terceiros que não competem com suas próprias marcas e ainda atraem clientes por suas referências exclusivas.

As dificuldades de expansão e/ou manutenção dos investimentos em um mercado cada vez mais competitivo têm gerado um aumento significativo de fusões ou aquisições em diversos segmentos do varejo.

A significativa mudança da visão do consumidor final de “comprar pelo menor preço” para “comprar de quem me oferece o melhor serviço”, seja lojista, distribuidor ou transportador de valores, é visível. Mas acreditamos que o varejo ainda precisa focar e se adaptar, pois não está evoluindo na velocidade necessária para oferecer serviços adicionais para cada segmento do mercado. Não é com frases marketeiras que o varejista irá atender a este novo consumidor, e sim com ações concretas e perceptíveis. Aí sim, quem for mais proativo e criativo, com certeza vai sair ganhando.

Acompanhando há alguns anos estas mudanças de foco do consumidor, a Gunnebo tem caminhado junto para ajudar o varejo a se atualizar. Os novos lançamentos para gestão de varejo e prevenção de perdas, por exemplo, têm visado atender algumas necessidades prementes do varejo

Na área específica de Prevenção & Perdas, mais que nunca, uma frase há muito explorada por todos da área, hoje é mais assertiva que nunca: “Não se pode administrar, gerir e cobrar, aquilo que não se sabe que existe na empresa”.

Com isso, várias tecnologias e ferramentas tendem a se destacar como verdadeiras identificadoras de perdas e problemas de gestão. Elas ajudam o varejista a enxergar as reais condições de seu negócio e buscar soluções efetivas para melhorar a rotina de seu negócio. Estas soluções, como o Gatecash e o GCount, estiveram presentes em todos os eventos nacionais e internacionais do varejo em 2019.

Com o passar do tempo, veremos a tecnologia seguir evoluindo e trazendo ainda mais novidades focadas em conceitos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual (VR), BigData, Cloud Computing, gestão do dinheiro, robotização e tantas outros.

Olhar para trás e entender onde acertamos e onde erramos, nos ajuda a ter uma melhor perspectiva do futuro. Analisar e conhecer seu negócio, investindo em soluções eficazes, é a saída mais certeira para um 2020 com mais lucro e uma melhor relação com os clientes.

 

Ficou com dúvidas sobre as expressões utilizadas neste post?
Acesse nosso Glossário do Varejo e aprenda agora mesmo!

 

New call-to-action

Topics: Experiência do Consumidor