Os economistas afirmam que este será um ano de crescimento lento da economia, mas consistente. O principal objetivo do varejo deve ser se manter trabalhando para garantir lucros e evitar perdas que possam prejudicar ainda mais este crescimento lento. Tendo em vista esse cenário, preparei um artigo que foi originalmente publicado em meu site. Nele, dei cinco dicas para começarmos 2019 com força total, acreditando que alcançaremos melhores resultados no varejo brasileiro.
Confira algumas ações que o varejista pode ter como base para destinar seus esforços às melhores práticas:
1- Utilize os contatos adquiridos nas vendas de final de ano
As vendas de final de ano são uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes. Invista nestes contatos e busque construir uma relação duradora.
2- Aproveite a temporada de trocas para elevar o tíquete médio
Estamos passando por um período importante para o varejo, mas que precisa de atenção especial: as trocas. Neste momento, é possível ganhar ou perder. Fique atento às perdas e invista em aumentar suas vendas.
3- Implemente ou potencialize seu comércio eletrônico
Cada dia mais vemos o comércio online entrar em nossas vidas para ficar. Por mais que os clientes ainda frequentem lojas físicas, não há por que não investir nas duas coisas, não é? Ter uma loja física e online pode aumentar e muito os ganhos dos varejistas.
4- Crie uma estratégia de pós-venda e fidelização
Tão importantes quanto novos clientes, são os clientes que retornam. Muitos varejistas acreditam que para isso precisam realizar ações mirabolantes. Não é bem assim. O pós-venda pode ser desde um telefone de agradecimento até um convite a fazer uma nova visita.
5- Avalie e aperfeiçoe suas promoções de vendas
Da mesma forma que podemos avaliar o desempenho de uma campanha nas redes sociais, podemos também avaliar o sucesso de uma campanha de vendas. Clientes sempre serão atraídos por promoções, invista nesta área e conquiste mais vendas.
Estes tópicos são um resumo da matéria que publiquei originalmente em meu site. Para acessar na íntegra, clique aqui. Aproveite para comentar e compartilhar conosco suas impressões sobre 2019. Boa sorte e feliz ano novo para suas vendas!
Confira outras matérias do especialista Gustavo Carrer:
10 dicas de empoderamento no varejo
Boas práticas para evitar perdas associadas a trocas
Gestão de Pessoas: como atrair clientes para lojas físicas?