Tecnologia no Varejo: 4 inovações para gestão de provadores

por Adriano Sambugaro 22-06-2017 12:43
Entre em contato:

gestao-provadores-tecnologia.png

 

O comércio eletrônico tem, cada vez mais, ganhado espaço entre os consumidores. A possibilidade de fazer uma busca rápida direto do celular é prática e muito sedutora. Este novo panorama costuma deixar o comércio tradicional alarmado e em busca de novas soluções em tecnologia no varejo. É preciso encontrar novas formas de concorrer e um dos trunfos é o provador. Há diversas tecnologias para gestão de provadores no mercado à disposição do varejistas. Conhecer e adquiri-las é fundamental.

No comércio tradicional de moda, principalmente, os clientes ainda sentem necessidade de provar vestuário e acessórios. Saber como fica o caimento de uma roupa, se o sapato é confortável, se um acessório combina com seu estilo, só é possível provando fisicamente cada item. Transformar a experiência de compra do cliente realizando uma inovadora gestão de provadores pode fazer a diferença na hora da compra.

Conheça quatro exemplos de como os comerciantes de moda podem utilizar a tecnologia para melhorar a experiência de compra de seus freguesas através da gestão de provadores:

 

1- O provador inteligente

Com uma tecnologia de identificação de etiquetas RFID, o provador inteligente reconhece os itens que o cliente levou para provar e mostra informações sobre eles em uma tela dentro do próprio provador. Através desta tecnologia, o cliente pode solicitar outros tamanhos ou cores do item escolhido sem precisar se deslocar pela loja.

 

2- Provadores robotizados

O uso do smartphone já não se restringe apenas ao básico, com as novas tendências de gestão de provadores, agora é possível que os clientes escolham as roupas que pretendem experimentar assim que entram no provador. Tudo isso através de seu próprio celular. As roupas são entregues em poucos segundos através de um compartimento no próprio provador.

 

3- Sistemas de gestão de provadores

Solução mais básica, este sistema detecta quando um dos gabinetes da área dos provadores está ocupado. Com os dados coletados, o varejista pode, por exemplo, estimar quanto tempo cada cliente fica no provador e deslocar sua equipe para dar um maior apoio na hora da escolha. Garantir uma melhor experiência ao cliente é ter uma maior chance de conversão em venda. Veja como funciona no vídeo abaixo:

 

 

4- O provador virtual

Mais ágeis e muito inovadores, os provadores virtuais eliminam a necessidade de experimentar fisicamente a roupa. Ao se posicionar diante da tela, o cliente consegue ver, sem precisar trocar de roupa, como fica o item escolhido. Esta solução usa uma tecnologia desenvolvida por jogos eletrônicos que aproveita câmeras para captar movimentos em tempo real.

 

capa-global-p.png

Este artigo foi adaptado da Revista Global nº 5. 

Para conhecer mais tecnologias e soluções inovadoras para o varejo, acesse agora gratuitamente a Revista Global  através de nosso SlideShare

 

 

Mais sobre varejo de moda e suas soluções:

Passos para evitar perdas nos provadores

Boas práticas para evitar perdas associadas a trocas

[EBOOK GRATUITO] 7 dicas para reduzir perdas no varejo de moda

 

New Call-to-action

Topics: Experiência do Consumidor