Você está investindo certo em Prevenção de Perdas?

por Luiz F. Sambugaro 14-02-2019 11:55
Entre em contato:

investindo certo em prevenção de perdas varejo luiz fernando sambugaro

Aproveitando o gancho da matéria recém-publicada pelo Blog da Apas, da qual participei ao lado de outros grandes nomes do varejo, gostaria de trazer para cá, novamente, a importante discussão sobre Prevenção de Perdas ir além de apenas combater furtos. Muitas vezes os varejistas acreditam que perdas são apenas aquelas causadas por agentes externos, que desviam ou furtam produtos. Mas o conceito de perdas no varejo vai muito além disso, passando por mal gerenciamento da rotina da loja, quebras e até mesmo problemas com gestão de numerário. Para reduzir estes incômodos, é essencial pensar na Prevenção de Perdas como a reunião de três fatores, como veremos a seguir.

Para termos um gerenciamento eficaz das lojas de varejo e supermercados, reduzindo perdas, precisamos focar em um tripé fundamental para o varejista: gente, tecnologia e gestão.

Ainda que as informações estejam claras e as normas e tecnologias funcionando plenamente, se a operação de um supermercado ou loja possuir uma equipe sem o treinamento adequado, de nada adiantará. A equipe não saberá como aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia ou das normas atualizadas. Sem procedimentos bem estruturados, por exemplo, de nada adiantará implementar as últimas novidades em tecnologia.

 

Os três pilares precisam caminhar juntos e, muitas vezes, um apoia o outro com dados necessários para um bom funcionamento. Existem erros de gestão que podem causar, indiretamente, grandes perdas, mas que seriam facilmente resolvidos com o auxílio da tecnologia. Um exemplo é o uso da tecnologia para gestão de frente de caixa. O Gatecash, solução da Gunnebo, não apenas ajuda a identificar os furtos e erros no PDV em tempo real, como também fornece dados e relatórios para melhor treinar a equipe com base em situações ocorridas no dia a dia da loja ou supermercado.

Ao utilizar a tecnologia associada à equipe e à gestão, o varejista terá muito mais sucesso em seu negócio.

As câmeras de segurança do CFTV também podem auxiliar o varejista a entender os pontos fracos de sua loja. Quando bem posicionadas e utilizadas para além de apenas vigiar em tempo real, o responsável pela loja consegue acompanhar desde a arrumação do ponto de venda até a etiquetagem de produtos. Com o resultado das gravações, é possível treinar a equipe com base em suas ações, apontando maneiras mais eficientes de trabalho, que acarretariam menos perdas.

Pessoas, gestão e tecnologia, sem dar atenção a estes três pilares, dificilmente o varejista conseguirá reduzir suas perdas e, assim, melhorar ainda mais seus resultados. Um negócio competitivo é uma combinação de fatores, dê atenção a todos os pilares e garanta um dia a dia mais eficiente.

 

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

 

Mais artigos sobre gestão e prevenção de perdas:

O que é Prevenção de Perdas?

5 passos para convencer diretores a investir em Prevenção de Perdas

10 mudanças que o monitoramento de Frente de Caixa vai trazer para sua loja

 

 

Ebook Conceitos Básicos sobre Perdas no Varejo

Topics: Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos