Em meu artigo anterior, destaquei os principais tipos de furtos e furtantes, dando soluções práticas para resolver as perdas antes mesmo de que elas aconteçam. Mas existem outras atitudes importantes a serem tomadas no varejo, principalmente em épocas de alta de vendas como é o fim de ano. Mitigar os riscos como roubo e furto qualificado é essencial para combater as perdas e garantir um lucro maior neste período.
Após conhecer os tipos de furtantes mais comuns no mercado de varejo, atitudes devem ser tomadas para que os atos ilícitos sejam coibidos e evitados antes mesmo de acontecer. Porém, além do cuidado direto com os furtantes, também é preciso mitigar outros riscos como: roubo (assalto) e furto qualificado (arrombamento). Nestes casos, vale a pena investir no reforço de alguns pontos. São eles:
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Gestão inteligente do dinheiro, que precisa focar em três pontos principais: coletas inteligentes feitas pela Transportadora de Valores, visando deixar o mínimo de dinheiro “dormindo” no estabelecimento; retirada de dinheiro dos caixas (sangrias), com maior frequência que a habitual; e procurar deixar o numerário em cofre, até ser recolhido pela Transportadora de Valores ou até a realização do depósito. Atualmente, já existem no mercado soluções de tecnologia para realizar uma gestão de numerário mais eficiente, que podem atender perfeitamente estas questões de segurança.
- Aumentar a segurança física em estabelecimentos localizados em regiões de maior risco ou que tenham sofrido ocorrências nos últimos meses. Lembrando que só se deve contratar empresa de segurança de idoneidade comprovada;
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Realizar manutenção preventiva nos sistemas de segurança eletrônica: CFTV, alarme de presença, antenas de alarme e rádios HT´S;
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Testar semanalmente o sistema de alarme de presença e botão de pânico, a fim de certificar que a empresa de monitoramento está recebendo corretamente os sinais;
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Reforçar com a equipe os procedimentos de segurança na abertura e fechamento do estabelecimento, procurando não ser pego de surpresa pelos meliantes;
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Orientar a equipe que, caso perceba ou desconfie de situações de risco, acione a polícia através do telefone 190. Não peque pela omissão!
Planeje bem suas ações e, ao dimensionar a sua perspectiva de lucro, procure deixar uma parte para reforçar a segurança do estabelecimento e atuar de forma preventiva. Dessa maneira você não perde nem clientes nem dinheiro!
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