A última pesquisa sobre o índice de perdas no varejo, feita pelo IBEVAR e outros, trouxe resultados cada vez mais alarmantes: o varejo nacional continua batendo o recorde de perdas desde 2002. Por conta deste resultado desastroso, fiz uma análise e procurei refletir um pouco sobre estes índices e a falta de investimento em Prevenção de Perdas. Você pode conferir dicas exclusivas em minha apresentação no Slideshare. Nossa meta é diminuirmos de uma vez por todas esse índice que vem crescendo a cada ano.
Ao longo dos anos, venho tratando o tema Prevenção de Perdas como prioridade para os varejistas dos mais diversos setores. Os índices de perdas sempre crescentes nos apontavam a urgência de abordar este tema com ainda mais objetividade e, por este motivo, as pesquisas são de extrema importância para o varejo brasileiro.
Precisamos saber quanto de fato estamos perdendo e o que vemos nestas pesquisas é apenas a ponta do iceberg das perdas.
Ao conhecer melhor os indicativos de perdas por setor e departamentos, torna-se mais simples estabelecer as metas para ações específicas, tornando-as mais eficazes. Além disso, conhecer os dados sobre as perdas e analisá-los de perto ajuda a descobrir, de forma antecipada, a origem dos problemas, isto é, onde as perdas de fato ocorrem. Assim se torna mais fácil encontrar as falhas e tratá-las preventivamente.
Os gráficos apresentados no Slideshare mostram os itens mais vulneráveis a furtos e perdas nos setores de supermercados, farmácias e material de construção e dão claras indicações de como cada setor precisa adotar, cada um a seu modo, estratégias efetivas para reduzir as perdas. Para isso é importante que pessoas ligadas a essa atividade estejam constantemente atualizadas tanto com dados de terceiros quanto aos seus próprios dados. Só assim é possível definir com precisão quais os PAR (Produtos de Alto Risco) que requerem atenção redobrada.
Prevenção de Perdas é um assunto de extrema importância para os varejistas, mas parece que ainda não se tornou prioridade e é urgente que se torne o quanto antes.
Confira a apresentação na íntegra e aproveite para compartilhar com seus colegas de empresa e demais especialistas:
Você também pode se interessar:
50 dicas de prevenção de perda em centros de distribuição
Conceitos básicos sobre prevenção de perda
10 coisas que você precisa saber sobre prevenção de perda