O que compõe o número de perda da minha empresa?

por Gabriele Feitosa 19-10-2016 14:12
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composição do número de perda e prevenção de perdas

As perdas em sua empresa estão aumentando e ninguém consegue dizer o que está acontecendo? Que itens são analisados para obtenção deste número? Neste artigo, vamos entender como se compõe o número de perda e conferir algumas alternativas para combater as perdas identificadas e não identificadas.

A composição do número de perda é:

  • Perdas de Inventários: furtos e fraudes internos ou externos;
  • Perdas Operacionais: avarias e vencimento de produtos;
  • Perdas de Receita: insatisfação do cliente por ruptura ou despesas com ações judiciais;
  • Perdas Administrativas: oriundas de despesas desnecessárias, ineficiência operacional, turnover elevado.

 

Como tratar cada um deles é um desafio para qualquer nicho. Mapear o processo torna a tarefa menos árdua, abrindo o campo de visão para que riscos sejam identificados e mitigados. Algumas alternativas para redução de perdas de inventários, por exemplo (furto interno/externo, erro operacional/administrativo), são:

  • Circuito fechado de TV (CFTV), que contribuem também para análise de perfil do furtante;
  • Sistema de antenas antifurto;
  • Etiquetagem correta das mercadorias;
  • Área de venda adequada ao risco da mercadoria exposta (Produtos de Alto Risco - PAR, devem ser alocados em áreas estratégicas do salão de vendas e, dentro dos CDs, em área segregada e de acesso restrito);
  • Auditorias (rotativo e contagem esporádica) em produtos de maior perda na unidade de negócio;
  • Conferência no recebimento da mercadoria (carga garantida);
  • Praticar o Atendimento Preventivo;
  • Recebimento de mercadoria com atenção.

 

Já para perdas identificadas (avarias, validades expiradas, recall) podem ser tratadas de várias maneiras:

  • Conferência por amostragem para cargas com origem indústria;
  • Conferência total para cargas com origem de distribuidores;
  • CFTV para monitoramento da armazenagem e controle das avarias internas;
  • Cadastramento correto de lote e validade no sistema para monitoramento de estoque;
  • Estudos para redução de excessos;
  • Compras assertivas;
  • Avaliação dos produtos na lista de ruptura;
  • Setor segregado para recall e negociações esporádicas.

 

No momento em que os processos forem bem estruturados, equipes estiverem treinadas, tecnologias adequadas ao tipo de perda/negócio, com controles/auditorias efetivas e indicadores, as oportunidades de economia e maximização da lucratividade traduzirão melhores resultados em índices de perda e a crise, fará parte do passado.

 

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Topics: Perdas no Varejo