Em um artigo recentemente publicado no Portal Prevenção de Perdas Brasil, busquei trazer à tona uma reflexão sobre os desafios do varejo nos próximos anos. Sabemos que a tecnologia evolui a cada segundo e a nova geração de consumidores, os “Millenials”, faz com que o varejo precise apostar sempre em inovações para seduzir seus novos clientes. Mas será que só devemos olhar para as inovações? Sua loja ou negócio já têm excelência em seu projeto básico?Ao que parece, investir em inovações e diferenciais seria o grande desafio para o varejo nos próximos anos. Mas, se olharmos com mais calma e cuidado, veremos que não é bem assim. Será que as empresas estão lutando para fazer o básico bem feito para prevenir as perdas no varejo? Ou estão apenas em busca de inovações sem ter uma base sólida?
Primeiro é preciso fazer o básico bem feito e este é o verdadeiro desafio do varejo. Saber gerir e operar seu negócio é o passo principal para obter sucesso.
Fazer o básico bem feito, mas e a Prevenção de Perdas? Qual o desafio desta área?
É preciso admitir que as empresas ainda lidam com muitas ineficiências em seus processos. Desta maneira, sua lucratividade acaba sofrendo uma redução de décimos de percentual, afetando diretamente os resultados da empresa. Por isso, precisamos refletir sobre as ineficiências e como elas afetam as perdas no varejo:
- Ineficiência no atendimento a clientes pela falta de rotina estabelecida para este processo.
- Ineficiência na gestão dos estoques, pela inexistência da rotina padrão.
- Ineficiência no abastecimento de produtos, também causada pela rotina inexistente.
A soma destes problemas, e de muitos outros, reduzem, silenciosamente, o resultado de uma empresa. Constantemente sofrendo com estas questões, os lucros tendem a deixar de crescer. É como se, aos poucos, o dinheiro fosse sendo rasgado. Sim! Rasgar dinheiro! Falando de maneira mais literal conseguimos chamar a sua atenção, certo?
“Empresas de varejo “rasgam dinheiro” todos os dias. Como toda organização, a empresa é um mecanismo, uma engrenagem, que precisa funcionar de maneira sincronizada, no tempo certo, para ter o melhor desempenho e informar a hora certa.”
Melhorar o desempenho básico é trabalhar pela redução de perdas no varejo e aumento dos lucros
Então, para alcançar o grande desafio do varejo nos próximos anos, é preciso fazer o básico bem feito:
- Olhe para dentro de sua empresa. Busque auxílio com especialistas e se permita ter outra visão sobre a empresa.
- Leia mais sobre prevenção de perdas no varejo. Assista mais especialistas falando sobre este tema.
- Deixe a vaidade de lado e melhore suas rotinas. Saiba tudo o que sua empresa faz. Defina aonde sua empresa quer chegar. Construa uma estrutura de gestão e rotinas que transforme seus planos em realidade.
- Tenha partituras à mão. Para sua empresa funcionar plenamente é preciso lidar com manuais de rotinas, capacitando seus colaboradores constantemente. Coloque à disposição as melhores tecnologias e ferramentas e tenha gestores que conduzam com excelência sua equipe e façam governança das operações.
- Fique atento aos indicadores: os lucros, as críticas, os comentários tanto da equipe quanto dos clientes.
O mais importante para a saúde de sua empresa é fazer o BÁSICO bem feito. Este é o maior desafio das empresas de varejo nos próximos cinco anos. Aquelas que investirem nesta mudança, terão os melhores rendimentos no futuro. É preciso começar sempre da base para poder crescer com solidez.
Mais dicas para os próximos anos:
Gestão de projetos em Prevenção de Perdas
Como reverter o índice de perda no varejo brasileiro?
Índice de perdas no varejo e como tornar 2017 o ano da Prevenção