Conforme mencionado no post anterior ( As mídias sociais não são de graça), após algumas etapas de investimento e aprendizado na utilização de mídias sociais, o caminho natural dos varejistas é partir para ações crossmedia, que tem como objetivo integrar os ambientes de negócios e relacionamento com os clientes da empresa.
Existem diversos cursos e seminários com o objetivo de desenvolver a capacidade de comunicação das pessoas, porém ainda não vi nenhum especificamente que ensine como ouvir, em particular, a voz dos clientes.
Uma boa comunicação oral e escrita é desejável em qualquer profissional, principalmente aqueles que lidam com vendas e atendimento. Saber se expressar ajuda muito no processo de venda, porém não é tudo. Entender as necessidades, medos e desejos dos clientes é o que há de mais importante para realizar vendas de qualidade, e isso só é possível quando o vendedor sabe ouvir.
Não é de hoje que muitos falam sobre a importância do capricho na vitrine. Mais que uma mera janela, ela é a primeira impressão que entregamos ao cliente. As vitrines cumprem um papel que vai muito além de objetos em exposição. Mais que isso, comunicam e atraem as pessoas, além de colaborar com as vendas.
Pelo seu destaque, a vitrine e a fachada precisam ser muito bem planejadas, já que as lojas têm poucos segundos para capturar a atenção dos clientes. Por isso, devem ter o máximo de harmonia e organização nos elementos de sua composição - desde os objetos até os detalhes de decoração - pois precisamos comunicar e provocar o desejo de compra, que na maioria das vezes é por impulso.
Atualmente com o grande número de opções de canais de compra como e-commerce, f-commerce (loja no Facebook) e smartphones, só para citar alguns, pode até parecer estranho que a maioria das pessoas continue fazendo parte significativa de suas compras em lojas físicas.
O que tem em comum um comprador de uma loja de rua em Mumbai, um cliente de um Shopping Center em Pequim e um internauta tomando café na Avenida Paulista, navegando num web site de comércio eletrônico em seu notebook?