A rotina do varejo é dinâmica e deve ser sempre muito ágil. Desde a reposição de produtos até as soluções implantadas, tudo deve funcionar da melhor maneira para que o varejista possa garantir uma melhor experiência de compra associada ao menor custo para suas lojas. Para isso, é importante contar com tecnologias como EAS Inteligente da Gunnebo, que fornece dados sobre o funcionamento dos sistemas, agilizando os processos e reduzindo custos, como você pode ver no case do Grupo Super Nosso, que foi publicado na Revista Prevenção de Perdas edição 11 e mostramos agora aqui.
EAS Inteligente: nova geração de sistemas antifurtos favorece a gestão do varejo
Conheça o EASi, sistema antifurto EAS inteligente na gestão do varejo
A rotina do varejo demanda, a cada novo dia, mais agilidade e dinamismo. As inovações tecnológicas agora estão nas mãos dos clientes, que contam com a internet para praticamente tudo. E por que com o varejo seria diferente? Integrar a internet às soluções para o varejo tem sido uma grande transformação para o setor, que agora pode contar com análise de dados coletados por câmeras, antenas de segurança e até mesmo desativadores e ferramentas para frente de caixa. Com acesso a estes dados, os varejistas podem pensar com mais estratégia a rotina, criando uma nova forma de gerir tanto a equipe quanto os equipamentos. É neste cenário que vemos surgir a tecnologia EASi, da Gunnebo, potencializando o uso dos já tradicionais sensores antifurtos ao contar com os sistemas em rede, coleta de dados e métricas.
As antenas, etiquetas antifurtos e desativadores, bastante conhecidos dos varejistas, são essenciais para a redução de perdas em lojas de varejo e supermercados, mas, como toda tecnologia, os sistemas antifurtos também passaram por transformações e inovações. É o caso do EAS Inteligente, que vem para ajudar o varejo a melhorar seus processos, realizando uma melhor gestão de pessoas, reduzindo perdas com ainda mais eficácia. Com a tecnologia EASi, os sistemas antifurtos assumem um novo papel na Prevenção de Perdas. Neste artigo, reunimos seis razões para investir nesta inovação da tecnologia e esquecer tudo o que você acreditava saber sobre sistemas antifurtos.
Perdas no Varejo, CFTV, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Redução de perdas na Frente de Caixa é foco no Grupo Super Nosso
O Grupo Super Nosso, um dos top 5 do varejo supermercadista de Minas Gerais, fechou 2019 com faturamento de R$2,5 bilhões, segundo raking da ABRAS. Com os bons resultados, ficou claro que o aumento da lucratividade não veio apenas das vendas, mas também da redução das perdas. O grupo, que já utilizava tecnologia antifurtos como o Live EAS, agora também adotou a ferramenta de monitoramento de frente de caixa, Gatecash, para seguir melhorando ainda mais seus resultados, como mostramos na última edição da Revista Prevenção de Perdas.
Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
Os 5 artigos sobre varejo favoritos de nossos leitores em 2020
O ano de 2020 foi completamente atípico para o mundo todo. Em março, o Brasil viu chegar a pandemia causada pelo novo coronavírus, e o surto de casos de COVID-19. Rapidamente o varejo se viu obrigado a mudar sua abordagem, lojas foram fechadas por medidas de segurança e apenas setores essenciais como supermercados e farmácias puderam seguir abertos, mas adotando novos protocolos de segurança que tornaram seu dia a dia bastante complexo. Pelo olhar do consumidor, vimos a insegurança e o medo de enfrentar uma doença desconhecida, o que fez as vendas caírem no primeiro semestre. Foi preciso meses para que os varejistas conseguissem se realinhar à nova realidade, descobrindo novas formas de tocar seus negócios, como foi o caso do e-commerce, que cresceu como nunca.
Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos
EASi: antifurto inteligente traz prevenção mais eficiente ao Princesa Supermercados
Desde 2010, a rede carioca Princesa Supermercados tem investido em tecnologia para combater as perdas ocorridas em suas lojas e centro de distribuição. Com este investimento contínuo, os resultados vêm sendo cada vez melhores e mais visíveis. As perdas reduziram consideravelmente ao longo dos anos, chegando ao menor valor na última avaliação da rede. O foco do Princesa são ferramentas como as antenas antifurtos e desativadores, mas agora com um diferencial: a tecnologia EASi ou EAS inteligente que, conectada à internet, possibilita a geração de dados organizados a partir do funcionamento diário dos sistemas, como contamos na Revista Prevenção de Perdas 2020 e você pode conferir aqui.
Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, Sistemas Antifurtos
Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.
CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
Para combater os roubos e furtos tão comuns no varejo, é preciso investir em soluções de segurança que protejam diretamente os pontos mais vulneráveis, como por exemplo a entrada de uma loja. Dentre as soluções disponíveis no mercado, uma das mais conhecidas e procuradas é a tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadoria. As famosas antenas de proteção ou sensores antifurtos são uma forma eficaz de prevenir perdas sejam elas roubos ou furtos. Sabemos que o objetivo desta tecnologia é proteger os produtos, mas como funcionam os sensores antifurtos tão comumente encontrados nas portas de lojas do varejo?
Perdas no Varejo, Arquitetura, Segurança Eletrônica, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, monitoramento de frente de caixa, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e, felizmente, são cada vez mais usadas pelas farmácias.
Perdas no Varejo, Sesami, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Os Produtos de Alto Risco, comumente chamados de PAR entre os varejistas, são os itens mais furtados de acordo com levantamento dos inventários realizados. Segundo a 18a Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados - realizada pela Abras, os furto internos e externos somam 25% das causas das perdas. Para prevenir estes prejuízos, é recomendável investir em sistemas antifurtos que vão reduzir as perdas não apenas pela proteção eletrônica das mercadorias, mas também por seu fator inibidor.
5 flagrantes de antenas antifurtos atuando além da Prevenção de Perdas
Quando pensamos em tecnologias e soluções para Prevenção de Perdas, pensamos em câmeras de CFTV, cofres, cadeados, antenas, etiquetas etc e, é claro, seu principal objetivo é proteger os produtos, a loja, e garantir a queda das perdas. Mas as ferramentas antifurto podem ir além e serem utilizadas como apoio às áreas de gestão, marketing e arquitetura, por exemplo. Um exemplo é o uso das antenas antifurtos, que tem se tornado cada vez mais um "curinga", graças à criatividade e inteligência dos profissionais de varejo.
As festas de final de ano estão se aproximando e vemos a preocupação dos varejistas com as vendas aumentar. Nessa época, em que o fluxo de pessoas nas lojas cresce, aumentam também as perdas, sejam por furtos, erros operacionais e até mesmo quebras, principalmente se falamos de supermercados. Um fluxo alto de clientes na loja não é sinônimo de um faturamento maior, por isso reuni em uma matéria do portal da Mirian Gasparin estas cinco dicas para proteger seus lucros durante o Natal e o final de ano, que agora apresento aqui.
Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Prevenir perdas no varejo de moda requer alguns cuidados especiais. Além da segurança e eficiência do sistema antifurtos EAS adotado e que as antenas dispostas nas entradas da loja estejam perfeitamente integradas ao ambiente, é preciso cuidar para que as peças protegidas se mantenham disponíveis para experimentação. Foi pensando nisso que a varejista francesa de roupas Kiabi, que desembarcou no Brasil em 2018, com duas lojas em São Paulo, buscou um sistema antifurtos que proporcionasse uma boa experiência de compras aos seus clientes, além de manter os produtos em segurança. A varejista encontrou então a Gunnebo, que encabeçou o projeto de prevenção de perdas com a tecnologia EAS, por meio das antenas RF plexi transparente e os desativadores.
O comportamento do consumidor moderno, em qualquer parte do mundo, vem mudando de acordo com a evolução da tecnologia. Sobre este assunto, já comentamos aqui, no blog, alguns aspectos do mundo online que podem ajudar na transformação do varejo físico. Agora, nesta série de artigos, originalmente publicada na Revista Prevenção de Perdas edição 11, irei focar em aspectos importante do varejo online que podem trazer muitos benefícios para o varejo físico. E hoje vamos falar sobre como coletar dados para melhorar a experiência de compra do cliente e como a tecnologia pode nos ajudar a chegar até estas informações.
Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos
Como o varejo pode combater os furtos e o chamado mercado cinza?
No mês de junho tivemos a divulgação da pesquisa de perdas no varejo da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE). Os resultados não foram os melhores e um ponto preocupante foi o aumento no índice de perdas: passou de 1,29% ou R$ 19,58 Bilhões para 1,38% que representa R$ 21,46 Bilhões. Precisamos falar sobre este índice e sobre o quanto ainda estamos atrás em matéria de combate a furtos e perdas para que possamos planejar mudanças e evoluções no mercado do varejo.
Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos