Nos últimos anos, passamos por mudanças drásticas no cenário econômico e político do país. Em 2016, os impactos políticos afetaram o desempenho do varejo e foi preciso se reinventar para seguir adiante. Já em 2017, vimos oportunidades para seguir crescendo e enfrentando a crise de frente. Neste ano que acaba de se encerrar, 2018, vivemos momentos de tensão e otimismo. O varejo precisou se reinventar e investir em soluções eficazes para conquistar novamente a confiança de seus consumidores e também de seus colaboradores. Fechamos o ano cheio de esperanças e a expectativa para um 2019 de muitas oportunidades e conquistas é grande. Para começarmos o ano nos preparando para novos desafios, nada melhor do que entender os momentos mais marcantes de 2018, conferindo os 6 artigos mais acessados por nossos parceiros.
Top 6 artigos mais acessados sobre prevenção de perdas no varejo em 2018
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Sistemas Antifurtos
5 publicações com dicas práticas para prevenir perdas no varejo
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Já estamos em dezembro e agora é a hora de potencializarmos nossas vendas durante as festas de final de ano. Este período constitui a principal oportunidade de lucros para o varejo, por isso preparamos dez vídeos, com dicas práticas de como aproveitar ao máximo as vendas. São dicas sobre vitrine, exposição de produtos, relacionamento com a equipe e até mesmo o uso das redes sociais no varejo. Este conjunto de dicas em vídeo faz parte de uma série especial do PDV - Por Dentro do Varejo, e você pode assistir junto com sua equipe!
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos
Chegou o período mais esperado do ano para o segmento supermercadista, mas junto com o crescimento nas vendas temos o mesmo cenário para as perdas. No período natalino, nossas lojas se tornam pequenas. Não importa se você é mercado, supermercado, hipermercado ou atacarejo, sempre terá aperto nos corredores, filas nos caixas e balcões de atendimento e toda a loucura que se repete ano após ano. Sim, brasileiro ama deixar tudo para última hora e não seria diferente no Natal. Mas isso não significa que os varejistas devem deixar suas estratégias para última hora também. Por isso, preparei este artigo e, para facilitar a compreensão de todos, separei as dicas por setores.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos
Toda empresa, de qualquer segmento, em algum momento irá precisar de uma pesquisa de mercado. No varejo, não seria diferente. O segmento que trabalha vendendo diretamente para o consumidor tem muito o que aprender e precisa entender a cabeça do seu cliente. Não importa se estamos falando de um supermercado, uma loja de shopping ou um e-commerce. Qualquer negócio que venda produtos diretamente para um consumidor final tem muito a aprender com pesquisas de mercado e precisa entender seus consumidores para alavancar as vendas e entregar uma melhor experiência de compra.
Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas
As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.
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“Evidência”, esta é a palavra que define o momento da área no País. Em meio ao caos econômico e com as eleições presidenciais, vemos a prevenção de perdas como um dos assuntos mais debatidos no varejo. Os números apresentados pela associação brasileira de prevenção de perdas mostram um cenário desafiador. Mesmo com a média de perdas do varejo nacional caindo dos 1,32% para 1,29%, temos números impactantes em vários segmentos como, por exemplo, o aumento das perdas em livrarias que saíram dos 0,96% para 1,46%. Porém o que pretendo explorar nesta matéria não é o altíssimo valor das perdas de 19,8 bilhões de reais, mas sim a importância do cenário atual da área.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Com frequência voltamos aos índices da última pesquisa sobre perdas no varejo nacional e alertamos os nossos colegas varejistas sobre os grandes prejuízos que assolam suas empresas. Porém, para além de apenas alertar, é nosso papel trazer dicas e conselhos de especialistas para que os profissionais do varejo possam combater as perdas de maneira estratégica e com inteligência. Os furtos, tanto internos quanto externos, são grandes responsáveis por estas perdas. Por isso criamos um ebook com dicas práticas e rápidas para evitar furtos em lojas de varejo. Você pode conferir aqui e aproveitar para compartilhar com sua equipe.
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Chegamos hoje ao final de mais um temporada do PDV – Por dentro do varejo, com a terceira parte do nosso bate-papo com Thiago Chueiri sobre um assunto que nos interessa bastante em relação à segurança do varejo, os meios de pagamento online. Na primeira parte do episódio, tiramos dúvidas mais básicas sobre os meios de pagamento, já na segunda parte, conversei com Thiago sobre como o brasileiro se relaciona com essa modalidade de pagamento. Agora, nesta terceira e última parte, o especialista e diretor de novos negócios da PayPal Brasil respondeu às minhas perguntas sobre o futuro e as novidades dos meios de pagamento digital e como o varejo pode se beneficiar com as inovações.
No dia 19 de setembro de 2018, realizou-se em São Paulo, uma importante iniciativa, o I Fórum de Prevenção de Perdas da ABRAPPE - encontro que marcou também a criação da instituição - Associação Brasileira de Prevenção de Perdas. O evento contou o patrocínio da Gunnebo, que segue apoiando eventos em prol da Prevenção de Perdas como sempre aconteceu, desde a criação do primeiro grupo de Prevenção de Perdas, vinculado à FIA/USP. Projeto este com o claro objetivo de promover, informar, qualificar e valorizar os profissionais da área de Prevenção de Perdas, pois desses profissionais dependiam, dependem e dependerão o sucesso na gestão e boa utilização dos recursos técnicos, que contribuem para a melhoria da lucratividade, no varejo.
No artigo de hoje, você poderá conferir a segunda parte do vídeo do PDV – Por dentro do varejo sobre meios de pagamento e varejo online. Nesta temporada, fomos em busca de especialistas de diversas áreas, que estão atentos às mudanças do mercado de consumo e trazendo novidades para o varejo. Convidamos Thiago Chueiri, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, para falarmos sobre uma questão que desperta muitas dúvidas nos varejistas: os meios de pagamento online. No primeiro episódio desta série de vídeos, Thiago nos trouxe informações sobre segurança nos meios de pagamento digital e até mesmo falamos sobre omnichannel e big data. Agora, perguntei sobre como o comércio online vem sendo utilizado no Brasil e como os consumidores tem reagido a novos meios de pagamento.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas
Estamos chegando a final de mais um episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. Durante os últimos vídeos, conversei com Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado sobre essa área tão importante para o varejo, especialmente no momento atual. Angelita tirou dúvidas básicas no primeiro vídeo, falou sobre cases de sucesso e os novos consumidores no segundo vídeo e, neste terceiro vídeo, a especialista falou sobre inovações e estratégias da pesquisa de mercado, para que o varejista possa aproveitar ao máximo os dados coletados em sua loja.
Como a pesquisa de varejo pode ajudar a conquistar novos consumidores
Chegamos a segunda parte do terceiro episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. Nossa ideia de receber especialistas do varejo de áreas distintas segue a todo vapor, com o objetivo de trazer informações diversas que ajudem a todos os varejistas. Nesta série de vídeos, apresentamos a especialista Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado, para conversarmos sobre as possíveis estratégias e vantagens que as pesquisas de mercado podem trazer para o varejo. No primeiro episódio, Angelita explicou como funcionam as pesquisas de mercado no dia a dia, com exemplos bem práticos. Agora, nossa conversa será focada em como a pesquisa de mercado pode ajudar o varejista a lidar com esta nova categoria de consumidores conhecida como Millenials.
O crescimento das lojas e as recentes crises econômicas que o país vem enfrentando exigem do varejo decisões rápidas e assertivas, que tragam resultados. Os desafios são muitos e podem ser enfrentados com mais eficiência se nos utilizarmos de estratégias como a pesquisa de mercado. Cada dia mais sofisticadas, as pesquisas buscam antecipar os movimentos do consumidor e os especialistas desta área analisam dados e informações sobre público-alvo, mercado, concorrentes e até mesmo sobre seu próprio negócio, com objetivo de potencializar as vendas do varejo. Para conhecer esta estratégia do varejo, convidamos a especialista Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado e graduada em Propaganda e Marketing, com MBA em mercado de consumo e varejo pela USP, para conversar conosco na terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo.
No passado existia uma aversão às estratégias no varejo. Era comum vermos empresários falarem que não tinham tempo e essa política se replicava dentro das organizações. Gestores estavam sempre ocupados pensando em vender mais e assim por diante. Sabemos da importância significativa das vendas, sem vendas não há empresa, concordam? Mas será que o ponto chave é realmente apenas vender mais ou também é necessário pensar na redução das perdas?
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