Os últimos anos não têm sido fáceis para o varejo, especialmente em razão da instabilidade política e econômica do país. Em períodos como este, é preciso pensar em maneiras estratégicas de reverter a queda nas vendas e conter os prejuízos. Para vencer a concorrência e até mesmo sobreviver para no mercado, a alternativa das empresas costuma ser reduzir suas margens de lucro e buscar ampliar a rentabilidade diminuindo as perdas. Levantamos, em uma lista na Revista Prevenção de Perdas 2018, doze fatos que mostram como a Prevenção de Perdas pode ajudar neste momento:
12 fatos que tornam prevenção de perdas uma área estratégica no varejo
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos
Assunto principal de nosso blog, a Prevenção de Perdas ainda precisa ser debatida em todas as esferas do varejo. Seja com a área comercial, seja com os diretores, este tema é de vital importância para garantir bons resultados para um estabelecimento, além de auxiliar na gestão de diversas áreas. Mas, como costumamos ver que a Prevenção de Perdas não ganha o devido destaque merecido, resolvemos trazer à tona, novamente, de maneira direta e simples, alguns conceitos e dicas de especialistas sobre esta área tão essencial para o varejo.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Revista Novarejo destaca casos de sucesso em Prevenção de Perdas
As perdas no varejo são uma constante nos debates entre profissionais e especialistas da área. A tecnologia evolui, as formas de vender são outras, o marketing muda, mas as perdas seguem sendo uma invariável que precisa ser encarada de uma vez por todas. Mas, como afirmou Luiz Fernando Sambugaro para a Revista Novarejo, já vemos uma mudança considerável na cultura de Prevenção de Perdas. É preciso mensurar de verdade as perdas e a Revista trouxe alguns casos de sucesso em Prevenção de Perdas para mostrar como essa mentalidade está mudando.
No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.
Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Experiência do Consumidor, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
Integração entre áreas é fundamental para reduzir perdas no varejo
Nem sempre bem entendida pelos executivos do varejo e muitas vezes implantada como consequência de perdas sistemáticas de origens, a área de Prevenção de Perdas tem merecido mais atenção do varejista nos últimos anos, quando as empresas passaram a incluir em seus organogramas uma área dedicada ao assunto. Investimentos na qualificação, gestão e tecnologia em prevenção de perdas estão mesmo ganhando mais destaque junto aos diretores das redes varejistas.
Arquiteto do varejo é valorizado para materializar atributos no PDV
O varejo brasileiro evoluiu muito nos últimos e, com ele, o profissional de arquitetura seguiu o mesmo caminho. Hoje, questões como técnicas de iluminação, interiores, visual merchandising e design de uma rede, por exemplo, são tão fundamentais quanto capacitar uma boa equipe de vendas no atendimento. Um dos maiores nomes do design estratégico no varejo do país, Manoel Alves Lima, Diretor da FAL Design, é enfático: bonito, atraente, e encantador, um projeto deve ser capaz de refletir o posicionamento da marca, destacar os seus diferenciais competitivos e orientar o consumidor.
Profissional de prevenção de perdas assume papel estratégico na empresa
A meta do profissional de prevenção de perdas é reduzir as perdas por meio da educação, tecnologia e conhecimento pessoal acumulado. Mas, com o decréscimo das margens, aumento da competitividade e o crescimento do crime organizado, somados à vasta disponibilidade de equipamentos e softwares, fica claro de que o gestor ou gerente deve ser amplamente qualificado em várias áreas.
Profissionais de TI no varejo são cada vez mais essenciais
A tecnologia é, sem dúvida, o grande canal de transformação do varejo nos últimos anos, e as soluções de cloud computing, business analytics e mobilidade são cada vez mais indispensáveis ao varejista que quer acompanhar essa evolução. Vejo que agora e cada vez mais no futuro, serão os profissionais especializados na análise de dados, conhecedores dos processos, com desenvoltura no uso de ferramentas estatísticas e de informática, que implementarão as áreas de inteligência de mercado necessárias para que o varejo do futuro conheça melhor seus consumidores.
Feito é melhor que perfeito: 14 dicas para iniciar um plano de prevenção de perdas
É comum acreditarmos que para iniciar um plano estratégico precisamos estar com tudo muito bem amarrado e perfeito. Tudo já deve ter sido pensado antes de ser colocado em prática. Mas, segundo o ditado popular, "feito é melhor do que perfeito", e muitas vezes é preciso começar a fazer para então aperfeiçoar o plano. Pensando nesta frase, convidamos especialistas do varejo para ajudar a pensar em como começar um plano de Prevenção de Perdas de maneira simples e rápida. Afinal de contas, é mais importante ter um plano em funcionamento, recebendo melhorias, do que ter um plano perfeito em mente que não existe no mundo real.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Hoje é bem comum ouvir falar em prevenção de perdas. Aliás, ter uma área dedicada à Prevenção é tido como fundamento de uma empresa organizada ou você não concorda? Mas, implantar uma área de Prevenção de Perdas não é tarefa fácil, envolve uma série de normas, processos e principalmente “pessoas”. Treinar uma equipe de prevenção pode ser tarefa fácil para os profissionais da área. Difícil é qualificar profissionais de outras áreas e fazê-los entender o princípio da prevenção, por que devemos nos preocupar com as perdas, quais os impactos que as perdas geram dentro do resultado de cada setor e no resultado geral da loja.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
A cultura é um conjunto de hábitos e costumes que permeiam um mesmo grupo. Estes hábitos devem fazer parte da rotina de todos e serem praticamente orgânicos. Assim também deve ser a cultura de Prevenção de Perdas: fazer parte do DNA da empresa, funcionando como uma estratégia importante para os resultados dos negócios. É preciso que a cultura de Prevenção de Perdas tenha diretrizes transformadas em atitudes, processos e atividades no dia a dia de seus colaboradores. Para isso, recomendei uma série de passos em meu livro Pentágono de Perdas que você poderá conferir também aqui.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
O varejo vem se tornando um ambiente cada dia mais competitivo e desafiador. Dentro deste cenário, os varejistas precisam buscar eficiência em todas as suas áreas com igual atenção. Uma destas áreas em particular sempre foi importante, mas muitas vezes deixada em segundo plano: o inventário no varejo. E é sobre este assunto que iremos tratar no quinto e último vídeo desta temporada do PDV – Por Dentro do Varejo. Para entender melhor as questões do inventário, convidamos Antônio Balbino, especialista em Gestão de Risco e Prevenção de Perdas.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos
Com o reaquecimento da economia, empresas de shopping centers tendem a elevar seus investimentos, redes de varejo retomam antigos projetos para novas lojas. Mas, sendo este período anterior ao funcionamento da loja, significaria dizermos que não envolveria riscos ou perdas? Eu diria que não, as perdas podem estar presentes também nesta fase. Na verdade, por trás dos bastidores de uma obra, seja ela de instalações públicas ou comerciais, existem soluções que orientam e organizam pessoas e processos aliados à tecnologia e Segurança, visando justamente os riscos envolvidos nas obras.
[VÍDEO - PDV] Douglas Almeida fala sobre Meios de Pagamento no Varejo
Muito se fala sobre meios de pagamento no varejo. Há quem diga que o pagamento em dinheiro irá desaparecer, há quem diga que os pagamentos em cartão não são seguros. Mas a realidade dos meios de pagamento no varejo parece ser outra quando nos confrontamos com os avanços da tecnologia e com as novas formas de consumo. É preciso levar em consideração as mudanças no varejo na hora de pensar em pagamento. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, convidei o especialista Douglas Almeida para falar com a gente sobre as tendências de meios de pagamento no varejo e os cuidados que o varejista deve ter em sua loja.
Gestão de Numerário, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa
[VÍDEO - PDV] Fabíola Paes fala sobre millennials e inovações no varejo
Ao longo do tempo temos visto o varejo se transformando, principalmente em relação às mudanças de hábitos dos consumidores. Com os avanços da tecnologia, surge uma nova geração de consumidores, que são nativos digitais, ou seja, nasceram após a popularização dos celulares e mídias sociais, desde sempre conectados à internet. Também conhecidos como millennials, estes consumidores estão impondo um novo jeito de fazer negócios no varejo. Eles exigem maior conveniência, transparência e, principalmente, respostas rápidas dos lojistas. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, conversei com Fabíola Paes - Mestre em desenvolvimento de tecnologia omnichannel, co-fundadora da OasisLab, responsável pelo Laboratório de Inovação Loja 4.0 e CEO da Neomode. Falamos sobre os millennials e as inovações que estão surgindo no varejo para atender as novas demandas desta geração.