É comum acreditarmos que para iniciar um plano estratégico precisamos estar com tudo muito bem amarrado e perfeito. Tudo já deve ter sido pensado antes de ser colocado em prática. Mas, segundo o ditado popular, "feito é melhor do que perfeito", e muitas vezes é preciso começar a fazer para então aperfeiçoar o plano. Pensando nesta frase, convidamos especialistas do varejo para ajudar a pensar em como começar um plano de Prevenção de Perdas de maneira simples e rápida. Afinal de contas, é mais importante ter um plano em funcionamento, recebendo melhorias, do que ter um plano perfeito em mente que não existe no mundo real.
Além de mim, recebemos a ajuda de mais dois especialistas do varejo para falarmos sobre estratégias para iniciar um bom plano de prevenção de perdas. Confira a lista final com dicas práticas para o seu negócio:
1 - “Admita que já tem perdas e, quanto antes começar a controlar, menor será seu efeito sobre os resultados” – Luiz Fernando Sambugaro
2 – Convença os gestores sobre a importância da Prevenção de Perdas: O custo da prevenção é sempre menor que o custo das perdas
3- Coloque o tema na pauta da equipe: O furto interno, começa quando os funcionários percebem que ninguém liga para o assunto, como, por exemplo, quando eles ouvem frases tipo: “na minha empresa não tem furto”;
4 – Tire proveito do fator inibidor: Qualquer equipamento que se instale, qualquer iniciativa preventiva, seja física ou administrativa, tem um cunho de inibição muito forte e quanto antes feito melhor;
5 – Pense adiante: - A mudança começa na elaboração do projeto da loja, isto é, mesmo que não vá instalar, em um primeiro momento tecnologias como antenas, CFTV, etc., deve constar no projeto da loja infraestrutura para sua inclusão futura. Isto não altera o custo da obra, mas reduz o custo da futura implantação em um momento mais oportuno;
6 – Tenha clareza na comunicação: Tenha certeza de que cada um sabe o que precisa fazer em sua empresa para evitar perdas, basta começar. Chame colaboradores internos e externos para dialogar, aprenda com os erros dos outros e com as experiências de parceiros bens sucedidos;
7 – “Pratique benchmarking: Uma das formas de agir, em termos de Prevenção de Perdas, é utilizar o benchmarking e seguir com as melhores práticas de mercado” – Marcos Passarella
8 – Trabalhe em Equipe: A sugestão é a criação de um comitê para identificar e tratar sistematicamente as perdas, gerando ações para um plano de prevenção de perdas e suas prioridades;
9 – Dê atenção especial aos inventários: No caso das perdas em ESTOQUE, por exemplo, o fator crítico de sucesso são os inventários que devem ser feitos com qualidade para que haja a correta tomada de decisão em cima deles;
10 – Tenha planos de ação para produtos que sejam mais críticos na sua loja: após identificação de onde estão ocorrendo as diferenças de inventário, é hora de analisar caso quais as possíveis ações para redução de perdas.
Exemplo prático:
No caso de um supermercado, se o problema mais crítico das perdas for CERVEJA, pela experiência de mercado podemos dizer que na maioria dos casos os furtos (sem que haja a passagem pelo PDV) e a degustação por parte dos clientes (já excluímos o maior estoque disponível na loja por tratar-se de mercadoria em temperatura ambiente) referem-se a menor parte destes volumes. Logo, a maior probabilidade desta perda encontra-se no sub escaneamento ou passagem da mercadoria no carrinho, durante a operação do PDV, ou num eventual desvio no recebimento de mercadorias. Atualmente existem soluções que possibilitam um aumento do controle destes processos com cases comprovados de redução de perdas.
11 – “Pré-seleção de funcionários: Antes de contratar seus funcionários, faça uma pesquisa para determinar se ele poderá vir a trazer algum problema relacionado a perdas para a sua empresa” – Hailton Santos
A investigação na pré-seleção é importante e altamente recomendada, de acordo com o artigo de D. J. (Skip) Lamoureaux, Presidente da ABD Federal Investigation Agency.
12 – Previna os furtos de mercadorias: É importante que a empresa tenha um sistema de controle e de responsabilização sobre as mercadorias desde o momento de seu recebimento até os estágios de preparação para venda e exposição. A aderência a esses controles exige dedicação da empresa como um todo, partindo sempre da diretoria;
13 - Atenção à frente de caixa: A frente de caixa (PDV) representa cerca de 40% da perda de uma empresa de varejo. Os casos de furto geralmente envolvem pessoas que trabalham lidando diretamente com dinheiro. Hoje em dia há tecnologias que ajudam a prevenir este tipo de furto com eficiência;
14 - Realize testes periódicos com seus funcionários: Há diversos testes ocultos que podem ser feitos com os funcionários como o teste do cliente honesto, o teste do procedimento de compras. São ações simples que ajudam a lidar com atitudes suspeitas e a treinar os funcionários;
Cada item dos acima mencionados, implantados de forma isolada, já criará meios de prevenção às perdas. À medida que se conclui cada fase do plano de prevenção de perdas, ele passará a fazer parte do todo que resultará em um programa institucional e, finalmente, em uma estratégia de negócio da empresa.
O maior erro no desenvolvimento de mudanças, modernizações, viradas ou estabelecimento de uma cultura na empresa é, em minha opinião, a preocupação em ter um projeto perfeito, sem erros, todo pensado e medido, mas passado da hora na sua implantação. Como diz o tema; começando hoje, de forma simples e gradual (feito) em um curto espaço de tempo você terá um projeto (mais do que) perfeito.
E você? Tem mais alguma dúvida ou dica de como iniciar um plano de prevenção de perdas? Lembre-se sempre de que feito é melhor que perfeito e que começar é o primeiro passo para chegar a um esquema de prevenção mais do que perfeito!
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