A tecnologia vem modificando a forma que interagimos com o mundo e não seria diferente com o varejo. Com a ajuda de dados coletados com ferramentas cada vez mais eficientes, a tecnologia transformou e segue transformando o varejo, orientando gestores e varejistas a alcançarem melhores resultados. As lojas físicas, em um cenário de maior competividade e com consumidores cada vez mais exigentes, precisa buscar oferecer a melhor experiência, com mais produtividade, atratividade e, é claro, menos perdas. Pensando neste cenário, apresentamos o novo EAS Inteligente, uma evolução dos sistemas antifurtos que vem para transformar ainda mais o varejo.
Como dados de sistemas antifurtos podem ajudar na gestão da loja de varejo?
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Não há dúvidas de que a inovação pode (e deve) fazer parte do processo de uma empresa varejista, mas há ainda uma dificuldade do varejista entender seus próprios processos, o que acaba separando o planejamento da aplicação prática. Nesse novo cenário, especialmente nos tempos pós-pandemia causada pelo coronavírus, penso que é fundamental que as empresas varejistas tenham a dimensão da sua realidade para que possam crescer mesmo em tempos adversos, realizando investimentos mais seguros e conscientes.
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Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.
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Também chamadas de tags, bolachas ou adesivos, as etiquetas antifurtos ou etiquetas protetoras são parte integrante de qualquer sistema EAS (do inglês electronic article surveillance, ou vigilância eletrônica de mercadorias), de qualquer tecnologia. No Ebook "Guia rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias", apresentamos informações sobre as tecnologias mais usadas pelo varejo como RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). Confira aqui informações importantes para varejistas que buscam saber mais sobre as opções de etiquetas antifurtos disponíveis hoje no mercado.
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Você sabe qual impacto das perdas no lucro da sua loja ou rede varejista?
A 21ª avaliação das perdas no varejo brasileiro de supermercados, divulgada recentemente pela ABRAS, revelou que o montante de perda estimada do setor supermercadista é de 7,6 bilhões, o que representaria 1,79% do faturamento bruto deste segmento. Comparado ao ano anterior, houve uma pequena redução no indicador, que foi de 1,82% em 2019 (queda em torno de 2%). É importante o varejista ficar atento a estes valores para pensar melhores estratégias para seu negócio.
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EAS Inteligente: nova geração de sistemas antifurtos favorece a gestão do varejo
A rotina do varejo é dinâmica e deve ser sempre muito ágil. Desde a reposição de produtos até as soluções implantadas, tudo deve funcionar da melhor maneira para que o varejista possa garantir uma melhor experiência de compra associada ao menor custo para suas lojas. Para isso, é importante contar com tecnologias como EAS Inteligente da Gunnebo, que fornece dados sobre o funcionamento dos sistemas, agilizando os processos e reduzindo custos, como você pode ver no case do Grupo Super Nosso, que foi publicado na Revista Prevenção de Perdas edição 11 e mostramos agora aqui.
Conheça o EASi, sistema antifurto EAS inteligente na gestão do varejo
A rotina do varejo demanda, a cada novo dia, mais agilidade e dinamismo. As inovações tecnológicas agora estão nas mãos dos clientes, que contam com a internet para praticamente tudo. E por que com o varejo seria diferente? Integrar a internet às soluções para o varejo tem sido uma grande transformação para o setor, que agora pode contar com análise de dados coletados por câmeras, antenas de segurança e até mesmo desativadores e ferramentas para frente de caixa. Com acesso a estes dados, os varejistas podem pensar com mais estratégia a rotina, criando uma nova forma de gerir tanto a equipe quanto os equipamentos. É neste cenário que vemos surgir a tecnologia EASi, da Gunnebo, potencializando o uso dos já tradicionais sensores antifurtos ao contar com os sistemas em rede, coleta de dados e métricas.
É notável a importância da gestão de estoques e controle de inventário para lucratividade do varejo. Na retomada das operações pós-pandemia, esta gestão e controle tornam-se mais fundamentais ainda para o varejista. A questão aqui é que a área de gestão de estoques costuma ser negligenciada, principalmente pelo varejo alimentar. Portanto, primeiramente o varejista precisa compreender que não existe prevenção de perdas sem uma boa gestão de estoque. Aliás, apenas realizar inventários não significa fazer gestão de estoque. Por isso, pensando no momento de retomada de operações e para reforçar sua importância, disponibilizei algumas dicas para ajudar a fazer uma gestão de estoque eficiente na Revista Prevenção de Perdas e você agora pode conferir aqui no blog.
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As antenas, etiquetas antifurtos e desativadores, bastante conhecidos dos varejistas, são essenciais para a redução de perdas em lojas de varejo e supermercados, mas, como toda tecnologia, os sistemas antifurtos também passaram por transformações e inovações. É o caso do EAS Inteligente, que vem para ajudar o varejo a melhorar seus processos, realizando uma melhor gestão de pessoas, reduzindo perdas com ainda mais eficácia. Com a tecnologia EASi, os sistemas antifurtos assumem um novo papel na Prevenção de Perdas. Neste artigo, reunimos seis razões para investir nesta inovação da tecnologia e esquecer tudo o que você acreditava saber sobre sistemas antifurtos.
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Redução de perdas na Frente de Caixa é foco no Grupo Super Nosso
O Grupo Super Nosso, um dos top 5 do varejo supermercadista de Minas Gerais, fechou 2019 com faturamento de R$2,5 bilhões, segundo raking da ABRAS. Com os bons resultados, ficou claro que o aumento da lucratividade não veio apenas das vendas, mas também da redução das perdas. O grupo, que já utilizava tecnologia antifurtos como o Live EAS, agora também adotou a ferramenta de monitoramento de frente de caixa, Gatecash, para seguir melhorando ainda mais seus resultados, como mostramos na última edição da Revista Prevenção de Perdas.
Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
Recentemente, tive o prazer de participar de um episódio da primeira temporada do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – apresentado por Adriano Sambugaro e Vanessa Urbieta. Durante o bate-papo, pude falar sobre a cultura de prevenção de perdas e apontar alguns dos aspectos que, como consultor em Prevenção de Perdas, considero mais importantes para o varejo. Como afirmou Adriano na introdução do episódio, a prevenção de perdas é um assunto vital que faz parte do cotidiano dos varejistas e que pode ser a linha divisória entre o lucro e o prejuízo. Por isso, trago hoje aqui para o blog, um breve resumo do que conversamos no Podcast que você pode ouvir clicando aqui ou dando play no player abaixo:
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa
O ano de 2020 foi atípico para todos os setores do varejo por conta da pandemia do coronavírus, mas algumas empresas conseguiram se manter firmes e até mesmo crescer em meio às dificuldades. É o caso do Grupo Koch, rede de supermercados de Santa Catarina, que revelou ter obtido um crescimento de 48% no primeiro semestre do ano. Pode parecer surpreendente um resultado como este em meio à crise, mas, como ressaltou o presidente José Koch, é o que se alcança quando o foco é clareza e respeito no trabalho, focando também na prevenção de perdas. Este foi o assunto do artigo em destaque da nova Revista Prevenção de Perdas que você pode conferir aqui.
Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Frente de Caixa
10 erros na gestão de frente de caixa resolvidos com tecnologia
Um dos pontos mais vulneráveis dos supermercados, a frente de caixa chega a acumular cerca de 40% das perdas gerais de uma loja de varejo. São muitos os motivos e vão desde perdas até problemas de atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Para combatê-los, é importante contar com soluções em tecnologia que sejam capazes de apoiar efetivamente a gestão do PDV, como é o caso do Gatecash. A ferramenta cruza dados dos tíquetes de compra com imagens e áudio do checkout permitindo reduzir as vulnerabilidades dos processos. Entender o potencial da tecnologia é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo, como mostramos nesta matéria publicada na Super Varejo.
Os 5 artigos sobre varejo favoritos de nossos leitores em 2020
O ano de 2020 foi completamente atípico para o mundo todo. Em março, o Brasil viu chegar a pandemia causada pelo novo coronavírus, e o surto de casos de COVID-19. Rapidamente o varejo se viu obrigado a mudar sua abordagem, lojas foram fechadas por medidas de segurança e apenas setores essenciais como supermercados e farmácias puderam seguir abertos, mas adotando novos protocolos de segurança que tornaram seu dia a dia bastante complexo. Pelo olhar do consumidor, vimos a insegurança e o medo de enfrentar uma doença desconhecida, o que fez as vendas caírem no primeiro semestre. Foi preciso meses para que os varejistas conseguissem se realinhar à nova realidade, descobrindo novas formas de tocar seus negócios, como foi o caso do e-commerce, que cresceu como nunca.
Perdas no Varejo, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos
A pandemia do coronavírus colocou uma questão importante para os varejistas brasileiros de todos os segmentos: a necessidade de investir em e-commerce. Com o novo cenário, está modalidade de comércio atingiu um contingente incrível de novos usuários. Mas como podemos pensar nas perdas desta forma de venda em relação as perdas nas lojas físicas? Foi sobre este assunto que falei em meu artigo para a revista NewTrade.