O varejo brasileiro perde, anualmente, bilhões de reais com quebras operacionais, erros administrativos e furtos (internos e externos). O índice médio das perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, contabilizando que o varejo restrito movimentou R$ 2,14 tri no ano passado, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Para diminuir as perdas, ter um plano com boas práticas é essencial.
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De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista ampliado registraram alta de 1,1% no primeiro trimestre de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021. Só em março último as vendas foram 4,5% maiores do que o mesmo mês do ano passado. E o ritmo deve ser o mesmo até o final da temporada. A boa dica é que o varejo, sempre atuando com margens de lucro muito apertadas, pode rentabilizar mais seu negócio com ações que geram mais vendas e ao mesmo reduzem as perdas.
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Páscoa (abril), Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e Natal (dezembro). O que essas datas têm em comum? Além de serem importantes para as pessoas pela simbologia, são veneradas pelo varejo e objeto de estratégias cada vez mais elaboradas pelos comerciantes e empresários para levar pessoas às lojas, aumentar as vendas, posicionar ou consolidar a marca. Elas também fazem parte do calendário estratégico anual dos varejistas para diminuir as perdas e obter mais lucro nas operações.
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Quais as principais mudanças na área de prevenção de perdas nos últimos anos?
Recentemente, tive o prazer de conversar, junto com Vanessa Urbieta, com Márcio Fialho, consultor e executivo especializado em prevenção de perdas, com passagem em grandes empresas. Atualmente, Fialho é gerente de segurança patrimonial e facilities na Fastshop. Durante o bate-papo, ele ressaltou como a prevenção de perdas é uma área geradora de melhorias para o varejo e ajuda a gerar um conhecimento valioso para todas as áreas do negócio. Vou apresentar aqui um breve resumo de nossa conversa no episódio 18 do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo que você pode conferir na íntegra dando play no player abaixo:
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Também chamadas de tags, bolachas ou adesivos, as etiquetas antifurtos ou etiquetas protetoras são parte integrante de qualquer sistema EAS (do inglês electronic article surveillance, ou vigilância eletrônica de mercadorias), de qualquer tecnologia. No Ebook "Guia rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias", apresentamos informações sobre as tecnologias mais usadas pelo varejo como RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). Confira aqui informações importantes para varejistas que buscam saber mais sobre as opções de etiquetas antifurtos disponíveis hoje no mercado.
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Redução de perdas na Frente de Caixa é foco no Grupo Super Nosso
O Grupo Super Nosso, um dos top 5 do varejo supermercadista de Minas Gerais, fechou 2019 com faturamento de R$2,5 bilhões, segundo raking da ABRAS. Com os bons resultados, ficou claro que o aumento da lucratividade não veio apenas das vendas, mas também da redução das perdas. O grupo, que já utilizava tecnologia antifurtos como o Live EAS, agora também adotou a ferramenta de monitoramento de frente de caixa, Gatecash, para seguir melhorando ainda mais seus resultados, como mostramos na última edição da Revista Prevenção de Perdas.
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Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.
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Exposição segura de eletroeletrônicos valoriza experiência de compra
Muito se fala sobre vendas de eletroeletrônicos como celulares, notebooks e câmeras fotográficas. São produtos de alto valor agregado que atraem os olhares tanto dos clientes quantos dos furtantes. Por isso é preciso ter muito cuidado e atenção no momento de expor este tipo de item. É fato que aparelhos expostos ligados e acessíveis para experimentação vendem cerca de 30% mais por conta das vendas por impulso. Mas como tirar os eletrônicos do confinamento e mantê-los seguros ao alcance dos clientes? Com a ajuda da tecnologia de soluções como os Cadeados Eletrônicos, como mostramos na Revista Prevenção de Perdas 2019.
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[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo
Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.
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A jornada de um consumidor em busca de novidades eletrônicas é cada vez mais multicanal. Inclui a pesquisa online em busca de melhores preços, a consulta a amigos e pessoas próximas sobre novos modelos, e é cada vez mais clara a importância da loja física nesta experiência. Nenhuma interação online substitui a experimentação física do aparelho. Ter, por exemplo, um celular nas mãos, conferir seu peso e tamanho em mãos e testar suas funcionalidades segue sendo essencial para os consumidores. Mas como garantir essa experiência de forma atrativa e, ao mesmo tempo, manter os produtos em segurança? Para isso surgem os cadeados eletrônicos que têm como principal objetivo manter os produtos eletrônicos ao alcance dos clientes e em segurança. Neste artigo você poderá conhecer a solução e conferir exemplos da tecnologia em funcionamento.
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5 exemplos de tecnologias agindo a favor da prevenção de perdas
Em uma matéria publicada na Isto É Dinheiro, nosso especialista e diretor da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro já pontuava como a competitividade é algo essencial para o mercado do varejo evoluir. Aumentar vendas, garantir lucros, se posicionar e se destacar devem ser objetivos dos varejistas. E nada como contar com a tecnologia para alcançar essas metas e ajudar o dia a dia no varejo a gerar mais resultados e aumentar sua performance. Segundo o especialista, não basta focar apenas em soluções que priorizem o aumento das vendas. Há tempos encontramos no mercado soluções que trabalham com foco em redução de perdas e na melhora operacional das lojas, trazendo mais vantagens para o varejo. Para exemplificar este tipo de tecnologia que já vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos, selecionamos 5 cases de soluções para prevenção de perdas aplicadas ao varejo brasileiro.
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As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.
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Segundo pesquisas recentes como a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), as perdas no varejo supermercadista no Brasil registraram, em 2017, um índice de 1,82%, ou seja, uma queda de 0,28% em relação a 2016. Podemos considerar este resultado positivo, se encararmos a redução, mas ao olharmos o total, entendemos que o cenário preocupa. Se pensarmos em valores, estas perdas somam a impressionante marca de R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%), deixando alerta um mercado com margens muito apertadas, que precisa investir em soluções para prevenir perdas e reduzir ainda mais estes índices.
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[CASE] Furtos e roubos controlados com cadeado eletrônico para loja
Uma das maiores redes varejistas da região Centro-Norte do país, com 200 unidades em nove Estados e Distrito Federal, a Novo Mundo, fundada em 1956, investe em prevenção de perdas há cerca de duas décadas. E uma das soluções de sucesso, que contribuem muito para a ampliação das vendas de telefones celulares, é o cadeado eletrônico para produtos. Desde que o cadeado foi adquirido junto a Gunnebo, o crescimento das vendas é notável, como foi apontado na Revista Prevenção de Perdas 2018.
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No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.
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