Eis que chegamos a mais um FIM DE ANO, momento de nos questionarmos sobre atitudes tomadas e avaliarmos nossa trajetória durante o ano que passou. É hora de observar com calma nossos erros e acertos e determinar estratégias para conseguir alcançar um desempenho ainda melhor do que o ano anterior. Além disso, não podemos nos esquecer nunca de que as festas de fim de ano são sempre o melhor período para as vendas, porém a pior época para Prevenção de Perdas: são nestes meses que ocorrem grande maioria das perdas e precisamos ficar atentos.
4 passos para varejistas aumentarem a performance dos seus vendedores
Melhorar o desempenho da equipe de vendas é assunto comum e recorrente no universo do varejo. As centenas de livros, palestras, cursos e metodologias disponíveis no mercado confirmam que o tema está entre as principais preocupações dos empresários do setor.
Curso sobre como implantar estratégias para prevenir perdas no varejo
A Prevenção de Perdas dentro de uma empresa é tratada pelos grandes varejistas como uma questão estratégica. Em um mercado competitivo, a empresa mais lucrativa será aquela que conseguir minimizar as suas perdas, sejam elas furtos, quebras operacionais ou deficiências de processos.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Estabelecer relacionamentos com seus diversos públicos é fundamental para uma corporação. Sendo assim, investir em comunicação é muito importante para que as empresas consigam interagir com seus públicos de interesse, inclusive o interno.
Colaboradores e empresa atuando juntos na prevenção de perdas – A união do sucesso
As perdas merecem atenção especial por conta de seu efeito direto no resultado das empresas, principalmente no segmento de varejo. Perda é a diferença entre o estoque que uma empresa tem no sistema e o que realmente tem no estoque físico. Uma das práticas mais usuais para tentar identificar o foco de problemas nas perdas no varejo é separar as perdas conhecidas das perdas não identificadas.
Este artigo se confunde com um outro já publicado recentemente sobre a participação direta das pessoas na obtenção de resultados satisfatórios em relação às perdas. Justifico minha recorrência porque acredito que, definitivamente, sem a iniciativa de cada um dentro de uma organização as “coisas não acontecem”.
Comunicação como ferramenta essencial para a prevenção de perdas
Em entrevista à edição 2013 da revista “Prevenção de Perdas” da Gunnebo Gateway, Marcelo Tavares apresentou algumas dicas de como usar a comunicação de forma eficaz para prevenir perdas. O executivo tem mais de 20 anos de experiência em gestão de prevenção de perdas, estoques, riscos empresariais, segurança patrimonial, fraudes, auditoria interna e segurança do trabalho em empresas de varejo nacionais e multinacionais. Confira as principais dicas sobre o uso dos instrumentos de comunicação que a equipe Sobre o Varejo selecionou para você.
Interessante pesquisa desenvolvida nos EUA mostra algumas novidades e ajuda a nos orientarmos na busca incessante pelas origens das perdas.
Foi revelado que o bom e reconhecido funcionário, quando percebe uma “maçã podre” em seu ambiente, tende a denunciar os atos nocivos, principalmente quando existe o anonimato na política interna da empresa. Neste caso, 23% das fraudes foram identificadas por algum funcionário.
Uma estratégia bem definida de prevenção de perdas tem como um dos principais pilares o uso do endomarketing, que usa a comunicação interna, com técnicas de marketing e conceitos de recursos humanos.
Desta forma, é trabalhado como será representada a área de prevenção de perdas para o restante da organização. Esse trabalho compreende a criação de uma logomarca e um slogan que definam a missão e visão do negócio, de maneira lúdica e inteligente, para alcançar todos os níveis, desde a operação até o executivo.