O comportamento do consumidor moderno vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos com o avanço da tecnologia. Essa, por sua vez, é cada vez mais utilizada para melhorar a experiência do cliente, já que seu comportamento é peça-chave na decisão dos varejistas. Trazer mais conforto, conveniência e novidades para uma loja são garantias de um melhor desempenho no varejo. Mas, para isso, é preciso ter acesso a informações sobre fluxo de clientes, a chamada cultura de analytics, para poder elaborar estratégias de vendas mais eficientes e direcionadas.
No mundo do CRM ou “Gestão de relacionamento com o cliente”, a palavra de ordem é “experiência”, ou seja, como tornar a experiência do cliente incrivelmente inesquecível? Pode parecer fácil conseguir este objetivo, mas não basta apenas que os funcionários se esforcem para tornar a experiência do cliente mais agradável e extraordinária. Este também deve ser um assunto da Prevenção de Perdas.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Exposição segura de eletroeletrônicos valoriza experiência de compra
Muito se fala sobre vendas de eletroeletrônicos como celulares, notebooks e câmeras fotográficas. São produtos de alto valor agregado que atraem os olhares tanto dos clientes quantos dos furtantes. Por isso é preciso ter muito cuidado e atenção no momento de expor este tipo de item. É fato que aparelhos expostos ligados e acessíveis para experimentação vendem cerca de 30% mais por conta das vendas por impulso. Mas como tirar os eletrônicos do confinamento e mantê-los seguros ao alcance dos clientes? Com a ajuda da tecnologia de soluções como os Cadeados Eletrônicos, como mostramos na Revista Prevenção de Perdas 2019.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos
A evolução e o crescimento do varejo, como em qualquer outra área, trazem consigo mitos e crenças que podem ser nocivos ao dia a dia. Estas ideias cristalizadas, que não estão de acordo com a realidade, podem se mostrar muito perigosas para o seu negócio e, infelizmente, são bastante comuns. Quando negligenciadas, essas deficiências que abordaremos aqui, prejudicam os resultados e causam verdadeiros prejuízos. Para não correr mais riscos desnecessários, reuni aqui uma lista de 7 erros para você aprender a identificar estes problemas tão sérios para o varejo.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos
[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo
Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.
Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Sesami, Experiência do Consumidor, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Eventos, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
A evolução das tecnologias trouxeram novas alternativas para o atendimento ao cliente. Robôs em loja, chats online, e-mails automáticos, tudo isso só foi possível pelas novidades tecnológicas surgidas nos últimos anos com as mudanças do ambiente online. Já falei aqui no blog Prevenção de Perdas sobre Omnichannel, uma destas tendências que transformou a rotina do varejo. Mas precisamos nos fazer uma pergunta antes de substituir o atendimento de pessoas por robôs: O que os clientes preferem?
Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
O surgimento do comércio eletrônico, datado em meados dos anos 1990, foi um fato marcante e transformador para o varejo. Desde os primeiros momentos, vemos intensas mudanças no processo de venda e também no comportamento de compra dos clientes. Cada dia mais empoderados, os consumidores passeiam facilmente pelos e-commerces, consultando e comparando preços, se informando sobre os melhores produtos e decidindo, através de pesquisas, sua compra ideal, 24h por dia, 7 dias por semana. Com esses acessos, os varejistas passaram a ter acesso a informações sobre seus clientes, se preparando de maneira mais assertiva na hora das vendas. Assim, os varejistas chegaram ao chamado Big Data, que vou mostrar aqui como transformou a rotina do varejo.
Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas
Vendas no começo de ano: 5 dicas para impulsionar resultados do varejo
Os economistas afirmam que este será um ano de crescimento lento da economia, mas consistente. O principal objetivo do varejo deve ser se manter trabalhando para garantir lucros e evitar perdas que possam prejudicar ainda mais este crescimento lento. Tendo em vista esse cenário, preparei um artigo que foi originalmente publicado em meu site. Nele, dei cinco dicas para começarmos 2019 com força total, acreditando que alcançaremos melhores resultados no varejo brasileiro.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
5 publicações com dicas práticas para prevenir perdas no varejo
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Já estamos em dezembro e agora é a hora de potencializarmos nossas vendas durante as festas de final de ano. Este período constitui a principal oportunidade de lucros para o varejo, por isso preparamos dez vídeos, com dicas práticas de como aproveitar ao máximo as vendas. São dicas sobre vitrine, exposição de produtos, relacionamento com a equipe e até mesmo o uso das redes sociais no varejo. Este conjunto de dicas em vídeo faz parte de uma série especial do PDV - Por Dentro do Varejo, e você pode assistir junto com sua equipe!
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos
Toda empresa, de qualquer segmento, em algum momento irá precisar de uma pesquisa de mercado. No varejo, não seria diferente. O segmento que trabalha vendendo diretamente para o consumidor tem muito o que aprender e precisa entender a cabeça do seu cliente. Não importa se estamos falando de um supermercado, uma loja de shopping ou um e-commerce. Qualquer negócio que venda produtos diretamente para um consumidor final tem muito a aprender com pesquisas de mercado e precisa entender seus consumidores para alavancar as vendas e entregar uma melhor experiência de compra.
Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas
As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, CFTV, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
No artigo de hoje, você poderá conferir a segunda parte do vídeo do PDV – Por dentro do varejo sobre meios de pagamento e varejo online. Nesta temporada, fomos em busca de especialistas de diversas áreas, que estão atentos às mudanças do mercado de consumo e trazendo novidades para o varejo. Convidamos Thiago Chueiri, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, para falarmos sobre uma questão que desperta muitas dúvidas nos varejistas: os meios de pagamento online. No primeiro episódio desta série de vídeos, Thiago nos trouxe informações sobre segurança nos meios de pagamento digital e até mesmo falamos sobre omnichannel e big data. Agora, perguntei sobre como o comércio online vem sendo utilizado no Brasil e como os consumidores tem reagido a novos meios de pagamento.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas
[CASE] Furtos e roubos controlados com cadeado eletrônico para loja
Uma das maiores redes varejistas da região Centro-Norte do país, com 200 unidades em nove Estados e Distrito Federal, a Novo Mundo, fundada em 1956, investe em prevenção de perdas há cerca de duas décadas. E uma das soluções de sucesso, que contribuem muito para a ampliação das vendas de telefones celulares, é o cadeado eletrônico para produtos. Desde que o cadeado foi adquirido junto a Gunnebo, o crescimento das vendas é notável, como foi apontado na Revista Prevenção de Perdas 2018.
Experiência do Consumidor, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos
Quais as tendências e inovações da arquitetura comercial para varejo?
Neste mês, apresentamos o segundo episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. O vídeo, dividido em três partes, abordou aspectos importantes da arquitetura comercial para lojas de varejo. Nos próximos meses, seguiremos com esta programação, recebendo especialistas do varejo de diversas áreas para bater um papo sobre estratégias para o varejo. O vídeo de hoje encerra o segundo episódio e o especialista em arquitetura José Antônio Henrique, o Zeh, respondeu à algumas perguntas sobre as principais tendências e inovações da área, dando dicas para que o varejista fique atento e mantenha-se sempre em constante evolução também no visual de sua loja de varejo.