O ano de 2023 já começou e promete muito. As expectativas são altas e o ar de desconfiança do varejo pode dissipar com o tempo. Mas uma coisa é certa: para as boas vendas já neste primeiro semestre, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor, oferecendo boas jornadas de compras, torna-se crucial, ao mesmo tempo em que a tecnologia ganha relevância para o sucesso das empresas. Assim, é imperativo o varejista contar com tecnologias que atuem no auxílio às vendas sem atrito e que promovam boas experiências ao cliente.
Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Experiência do Consumidor, Frente de Caixa
Não há dúvidas de que a inovação pode (e deve) fazer parte do processo de uma empresa varejista, mas há ainda uma dificuldade do varejista entender seus próprios processos, o que acaba separando o planejamento da aplicação prática. Nesse novo cenário, especialmente nos tempos pós-pandemia causada pelo coronavírus, penso que é fundamental que as empresas varejistas tenham a dimensão da sua realidade para que possam crescer mesmo em tempos adversos, realizando investimentos mais seguros e conscientes.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Grande parte das tendências do varejo dos últimos anos está diretamente ligada à compreensão da jornada de compra e à valorização humana no mercado consumidor. Tais tendências são um desafio para os varejistas, principalmente em um mundo em constante transformação. O comércio eletrônico se expandiu e a experiência de compra do cliente passou a ser este novo diferencial ao qual os varejistas precisam estar atentos, é o que afirma João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS, neste artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2020.
Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Podcast PDV: Especialistas do varejo falam sobre inovação e tecnologia
O mundo vem passando por muitas transformações nos últimos anos e não seria diferente para o varejo. Recentemente impactados pela pandemia do coronavírus, vimos os varejistas serem impelidos a repensar a forma como encaravam seus negócios e aprender a ter uma nova visão do varejo. E uma coisa que sempre me impressionou foi o aprendizado que a gente tem ao conversar com cada profissional, independente do cargo ou área de atuação. Assim surgiu a ideia deste projeto, o Podcast PDV - Por Dentro do Varejo, com apoio da Gunnebo. Ao lado de Gustavo Carrer, vamos trocar ideias com os convidados, sempre pensando nas inovações em gestão e tecnologia.
Perdas no Varejo, Sesami, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Até bem pouco tempo o conceito de Drive Thru era associado apenas a empresas de alimentação, mais especificamente às tão conhecidas redes de fast food. Com raras exceções de algumas iniciativas de farmácias e até padarias, dificilmente o termo era associado ao varejo em geral. Com a chegada imprevista de uma pandemia, que transformou profundamente os hábitos da população, inclusive a maneira de comprar e consumir, recolocou este termo para o varejo, como apontei em meu artigo no Varejo em dia.
Vimos, recentemente, surgirem no noticiário matérias que mostram a reabertura de lojas de luxo na China, com filas nas portas e vendas colossais. Este comportamento do consumidor é uma prova de que, mesmo com o crescimento considerável do e-commerce durante a pandemia, a demanda por consumo em lojas físicas ficou represada, surtindo um efeito de manada na abertura. Mas será que podemos traçar um paralelo entre o varejo chinês e o brasileiro? Como tem se comportado o consumidor brasileiro em um momento de reabertura?
Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento
Como a pandemia afetou o comportamento do consumidor do Varejo Farma?
Em março de 2020, vimos o país ficar imerso em uma das maiores crises das últimas décadas. A pandemia do coronavírus (COVID-19) chegou rapidamente e modificou completamente o comportamento dos brasileiros. Medidas de isolamento e higiene impostas por autoridades de saúde afetaram diretamente o varejo como fechamento de lojas e funcionamento apenas do varejo considerado essencial como supermercados e farmácias. Pensando nestes serviços, realizamos um webinar sobre Varejo Farma com a presença de Henrique Assis, da Falconi, e Claudio Pecin, da RaiaDrogasil, para conversarmos sobre como eles veem o novo normal pós-pandemia em seu setor.
Já faz um tempo que ouvimos que as lojas físicas de varejo teriam dificuldades em manter o fluxo. Isso se deve ao aumento de consumo por meios eletrônicos e a participação relevante deste setor no varejo, a aposta era que os consumidores iriam cada vez mais preferir a conveniência e os bons preços do comércio online. Por um tempo, vimos as lojas físicas investirem pesado na experiência de compra, ambientes mais atrativos para os clientes. Mas a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus nos leva de volta, com urgência, a esta discussão: é fato que os clientes tiveram seu comportamento de consumo afetado para sempre. E como o varejista pode lidar com esta mudança?
A cada novo ano, dependendo de fatores externos e do nível de competitividade, o varejo sofre transformações em todos os níveis de sua operação. Entretanto, a velocidade destas transformações e a diminuição do tempo de resposta a elas são cada vez mais surpreendentes. As mudanças visam reduzir ainda mais a ocorrência de erros e possibilitam a difícil tomada de decisão de sair na frente com os novos conceitos e novas tecnologias, que se adequem aos novos interesses dos consumidores. Estar seguro com estas novas tendências, que foram marcantes em 2019, ajuda a guiar em que o varejista deve focar em 2020.
O varejo on-line no Brasil deve permanecer crescendo a dois dígitos ainda por um bom tempo. Seja pela entrada de novos varejistas on-line, principalmente pequenos e médios, ou pela evolução natural da tecnologia que, paulatinamente, vem eliminando resistências remanescentes dos consumidores, tornando as compras mais simples e seguras, a realidade é que o comércio on-line ainda tem muito para crescer.
Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Vender produtos eletrônicos como smartphones, tablets, câmeras e notebooks pode se algo bem complicado se o varejista não contar com as estratégias e ferramentas corretas não só para a venda, mas também para a proteção. Muito visados, tanto pelos clientes quanto pelos aproveitadores, muitas vezes estes produtos ficam isolados, confinados pelos varejistas para evitar possíveis furtos. Sabemos que estas atitudes nem sempre protegem os produtos, mas os afastam dos clientes, diminuindo as vendas, pois todo consumidor quer poder experimentar antes de comprar. Para garantir mais vendas e menos perdas, selecionamos sete dicas de exposição segura e eficiente que contam com o uso da solução de prevenção de perdas, os Cadeados Eletrônicos.
Como a contagem de fluxo de pessoas ajuda na campanha de marketing
Mesmo em tempos de crise, com uma queda do poder aquisitivo, os clientes continuam frequentando shoppings e lojas de varejo. Ainda que o movimento possa diminuir, o que vemos é ainda um fluxo grande de consumidores interessados. Esta disposição mostra ele segue disposto a consumir, mas como seu poder aquisitivo é mais baixo, a exigência por melhores produtos e por uma melhor experiência de compra aumenta. Por isso é tão importante, principalmente nestes momentos, investir em ações de marketing bem planejadas, que convertam o desejo em venda e a contagem de fluxo de pessoas pode ajudar neste processo.
O comportamento do consumidor moderno, em qualquer parte do mundo, vem mudando de acordo com a evolução da tecnologia. Sobre este assunto, já comentamos aqui, no blog, alguns aspectos do mundo online que podem ajudar na transformação do varejo físico. Agora, nesta série de artigos, originalmente publicada na Revista Prevenção de Perdas edição 11, irei focar em aspectos importante do varejo online que podem trazer muitos benefícios para o varejo físico. E hoje vamos falar sobre como coletar dados para melhorar a experiência de compra do cliente e como a tecnologia pode nos ajudar a chegar até estas informações.
Contagem de Fluxo de Pessoas, Experiência do Consumidor, Frente de Caixa, Sistemas Antifurtos
Como todas as áreas do varejo, o canal farma também vem sofrendo mudanças provocadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Estas mudanças são responsáveis também pelo bom ritmo de crescimento da área, apesar das recentes crises dos sistemas financeiro e econômico brasileiro. Entender e se adaptar passa por ampliar o mix de produtos, as estratégias de vendas e investir em tecnologia. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra e inibir perdas, a Gunnebo em parceria com a uma importante rede de farmácias, vem testando soluções que abrangem desde o monitoramento de filas, passando pela identificação de clientes com intenção de compra (ou de furto) de PARs, alcançando a geração de diversos indicadores e métricas de gestão. Abordamos o assunto nesta matéria originalmente publicada na edição nº 11 da Revista Prevenção de Perdas, que contou com a colaboração de Olegário Araújo, diretor da Inteligência360.
Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos
8 dicas para a prevenção de perdas melhorar a experiência de compras do cliente
Em meu artigo anterior, apontei diversas situações em que os funcionários e o varejista podem irritar os clientes, gerando perdas por ruptura e até mesmo insatisfações que podem culminar em problemas mais sérios para as empresas. Como afirmei, é preciso que a equipe de prevenção de perdas esteja envolvida também na rotina de compra do cliente, agindo em conjunto com a empresa para atingir melhores resultados. Pensando nisso, criei uma lista de dicas para ajudar a equipe de Prevenção a alcançar uma experiência de compras inesquecível para o cliente.
Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas