Mesmo em períodos de crise, há itens que não deixam de ser objeto de consumo dos clientes. Indo desde produtos básicos como arroz, feijão e leite, até produtos mais sofisticados como TVs e celulares, há certas coisas que não são tão abaladas diretamente pela crise. É o caso dos aparelhos eletroeletrônicos, principalmente celulares, que seguem sendo vendidos em grandes proporções pelo varejo, principalmente pela onda frequente de lançamentos de novos modelos. O grande problema de produtos tão visados e desejados é que existe também o lado da perda e é preciso aprender a evitá-la.
Chegamos à parte final do primeiro episódio da terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo. Ao longo destes próximos meses, iremos receber especialistas do varejo para debatermos temas como vitrine, meios de pagamento e pesquisa de mercado. Com foco em estratégias diferenciadas para o varejo, os episódios terão como objetivo ajudar a melhorar os resultados no varejo, através de inovações e tecnologias. No vídeo de hoje, que finaliza esta primeira série, o especialista Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, responde às perguntas de Gustavo Carrer sobre o futuro dos manequins, inovações e tendências do setor.
Como extrair melhores resultados dos manequins de sua loja de varejo?
Nesta terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo – estamos recebendo grandes especialistas do varejo, das mais diversas áreas, para falar sobre estratégias diferenciadas que ajudem a melhorar os resultados de uma loja de varejo. A primeira série de vídeos, que hoje apresenta sua segunda parte, é uma entrevista com Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, para conversar sobre manequins para lojas de varejo. No primeiro episódio, falamos sobre como os manequins podem ajudar a melhorar os resultados. Agora, nossa conversa com Marcos irá focar em dicas práticas para que o varejista possa tirar o máximo de proveito de seus manequins.
No vai e vem das informações no varejo, não é raro que crenças errôneas sejam disseminadas. Talvez, por conta da preocupação com as perdas, acabamos acreditando nestas crenças que podem atrapalhar o desempenho de seu negócio. Ouvimos por aí que tecnologia antifurtos é cara ou que apenas clientes falsos furtam, mas sabemos que isto não é real. Há muito mais nuances no mercado de varejo que precisamos analisar e compreender. Por isso, reunimos na Revista Prevenção de Perdas e reproduzimos aqui esclarecimentos de especialistas que, como a Gunnebo, estão comprometidos com a evolução do varejo e com a prevenção de perdas.
Perdas no Varejo, Gestão de Numerário, Experiência do Consumidor, Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias, Exposição segura de Eletrônicos, Proteção de Eletrônicos, Sistemas Antifurtos
Uma presença constante nas vitrines do varejo de moda é o manequim. Eles são usados para expor os produtos, mas são especialmente responsáveis pelo engajamento do consumidor, atraindo-o para dentro da loja. As vantagens de utilizar dos manequins são muitas e as possibilidades destes itens ajudarem nos resultados do varejo de moda são igualmente grandes. Para entender melhor este universo, convidamos o especialista Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, para conversar conosco na terceira temporada do PDV – Por Dentro do Varejo.
Entre os assuntos mais falados hoje em dia no varejo está a experiência de compra. Talvez porque em um mundo com tantas opções, diversos canais de compra e a facilidade que a internet traz de comparar preços e condições, somente uma experiência de compra memorável seria capaz de trazer o cliente para a loja física. Por outro lado, os varejistas brasileiros, principalmente os pequenos, somente agora começaram a valorizar e aplicar as técnicas de visual merchandising. Neste vídeo do PDV – Por dentro do varejo, conversei com Sônia Paloschi, Sócia fundadora da Purchase Comunicação e Marketing e Diretora da ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo. Falamos sobre como o visual merchandising pode contribuir de maneira decisiva na construção da experiência de compra, trazendo o cliente de volta à loja.
Tenho feito um grande esforço para que a equipe de Prevenção de Perdas de uma empresa entenda o peso e a consideração que devem dar à sua contribuição ao significativo aumento nas margens do negócio. É preciso que esta área compreenda como as estratégias de prevenção podem beneficiar e muito a empresa, não apenas evitando as perdas, mas também aumentando as vendas e o lucro. Um dos grandes exemplos disso é o uso dos Cadeados Eletrônicos como aliado do marketing para varejo, que previne perdas e aumenta vendas.
Descubra as vantagens de ter uma loja para vestir o homem moderno
* Texto por André Ribeiro
Não é novidade que os homens estão cada vez mais vaidosos. O modelo masculino já não segue mais o mesmo parâmetro: hoje, o homem é livre para expressar emoções, preferências e particularidades, traçando um novo perfil de consumidor. Essas mudanças de comportamento e atitude são reflexo de um mundo em transformação, e as adaptações são inevitáveis. Os cuidados com a aparência não perturbam mais a ideia de masculinidade. A loja para vestir o homem moderno surge como consequência dessa mudança e a exigência de melhores produtos com atendimento exclusivo. Neste artigo, explicaremos a você as vantagems de ter uma loja assim e como essas inovações influenciaram o mercado.
Tecnologia no varejo: como usar a realidade aumentada e virtual?
A realidade virtual e a realidade aumentada não são novidades para o mundo tecnológico. Os simuladores de voo, as transmissões de aparelhos celulares, os códigos QR, tudo isso está envolvido neste tipo de tecnologia. O grande avanço, como foi mostrado na Revista Global, é que estas tecnologias, que eram utilizadas apenas em determinadas situações específicas, agora estão sendo cada vez mais utilizadas como estratégias para o mercado. A realidade virtual e a realidade aumentada têm o poder de transformar a atividade de fazer compras, criando uma experiência melhor, diferente e personalizada para o cliente. Que tal saber como?
Com o passar dos anos, os clientes se tornam cada vez mais exigentes. Para consumir, já não é primordial visitar lojas físicas, a internet resolve grande parte dos desejos de compra dos clientes. A exigência por uma melhor experiência de compra vem daí e os profissionais do varejo precisam repensar sua relação com os clientes. Mas o empoderamento no varejo passa não só por valorizar o cliente como também a equipe.
10 coisas sobre conectividade no varejo que você precisa saber
Você sabe como utilizar a conectividade no varejo a seu favor? Já ouviu falar em Internet das Coisas (IoT)? Sabe como ela pode mudar seu dia a dia? Da prevenção de perdas ao canal de vendas, como o varejo pode maximizar ganhos e reduzir as perdas? Para responder estas e outras perguntas tão frequentes no varejo, a Gunnebo convidou, com exclusividade, consultores e varejistas para falarem sobre inovações, tendências e darem dicas sobre o varejo brasileiro. Você pode conferir aqui os destaques deste debate.
Experiência do Consumidor, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
O comércio eletrônico tem, cada vez mais, ganhado espaço entre os consumidores. A possibilidade de fazer uma busca rápida direto do celular é prática e muito sedutora. Este novo panorama costuma deixar o comércio tradicional alarmado e em busca de novas soluções em tecnologia no varejo. É preciso encontrar novas formas de concorrer e um dos trunfos é o provador. Há diversas tecnologias para gestão de provadores no mercado à disposição do varejistas. Conhecer e adquiri-las é fundamental.
Nos dias de hoje, com tantos canais de compra disponíveis, não é mais necessário ir até às lojas para obter todos os produtos e serviços que precisamos para viver bem. A ida até uma loja física passou a ser algo que fazemos quando de fato queremos passar por uma experiência de consumo agradável e valiosa. Por outro lado, pesquisas mostram que independentemente da evolução tecnológica, o fator humano continua prevalecendo na construção de uma experiência de compra memorável para a maioria dos consumidores.
Como uma experiência de compra diferenciada pode aumentar seus lucros?
Os clientes do varejo retornam aos centros de compra, em média, a cada 21 dias. Sabendo desta informação, fica claro que se o varejista ofertar novos produtos (freshness), a possibilidade de o cliente fazer uma nova compra aumenta muito. Por este motivo, muitas empresas, especialmente no segmento de moda, começaram a criar processos de recebimento constantes de produtos em seus pontos de venda e oferecer uma experiência de compra diferenciada. A este processo damos o nome de “fast fashion”, que exige ótimos sistemas de planejamento e controle além de uma logística eficiente.
Em períodos de crise, quando o mercado enfrenta dificuldades reais em seu dia a dia, é importante definir formas de diminuir gastos sem afetar diretamente as estratégias da empresa. Dentre estas estratégias está o marketing que, muitas vezes, é o primeiro a sofrer com os cortes de verba. Fui convidado para uma entrevista exclusiva feita pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, e foquei nas dicas de como investir nesta área sem gastar muito.