No mês de junho tivemos a divulgação da pesquisa de perdas no varejo da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE). Os resultados não foram os melhores e um ponto preocupante foi o aumento no índice de perdas: passou de 1,29% ou R$ 19,58 Bilhões para 1,38% que representa R$ 21,46 Bilhões. Precisamos falar sobre este índice e sobre o quanto ainda estamos atrás em matéria de combate a furtos e perdas para que possamos planejar mudanças e evoluções no mercado do varejo.
Como o varejo pode combater os furtos e o chamado mercado cinza?
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RaiaDrogasil expande lojas e mantém índice de perdas abaixo do mercado
Analisando os índices de perdas, o varejo farmacêutico não se encontra em seu melhor momento, ainda que o resultado da última pesquisa da Abrappe tenha mostrado uma ligeira queda nas perdas do setor. Este cenário mostra que alguns varejistas do canal farma perceberam ser necessário investir em tecnologias e estratégias de prevenção de perdas que ajudem a reduzir ainda mais este índice. É desta forma que tem se posicionado há algum tempo o Grupo RaiaDrogasil, mostrando que é possível combater as perdas e ter melhores resultados ano a ano, como mostrou a matéria exclusiva da Revista Prevenção de Perdas nº 11.
Como todas as áreas do varejo, o canal farma também vem sofrendo mudanças provocadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Estas mudanças são responsáveis também pelo bom ritmo de crescimento da área, apesar das recentes crises dos sistemas financeiro e econômico brasileiro. Entender e se adaptar passa por ampliar o mix de produtos, as estratégias de vendas e investir em tecnologia. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra e inibir perdas, a Gunnebo em parceria com a uma importante rede de farmácias, vem testando soluções que abrangem desde o monitoramento de filas, passando pela identificação de clientes com intenção de compra (ou de furto) de PARs, alcançando a geração de diversos indicadores e métricas de gestão. Abordamos o assunto nesta matéria originalmente publicada na edição nº 11 da Revista Prevenção de Perdas, que contou com a colaboração de Olegário Araújo, diretor da Inteligência360.
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Grupo Muffato reduz em até 80% os erros operacionais na frente de caixa
Muitos varejistas associam perdas na frente de caixa a ações externas como furtos e roubos ou ações de má fé de colaboradores. Mas, a realidade é que os erros operacionais são responsáveis por grande parte das perdas neste que é um dos locais mais vulneráveis do varejo, o PDV. Para melhorar a gestão da frente de caixa e reduzir erros deste tipo, a saída é investir em tecnologia como fez o Grupo Muffato, investindo no Gatecash, monitoramento de frente de caixa da Gunnebo.
Trazer em seu DNA a missão de ser o parceiro confiável dos consumidores e profissionais do setor tem sido o principal objetivo da Obramax, primeiro atacarejo de materiais de construção do Brasil, que faz parte da rede do Grupo Adeo, assim como a Leroy Merlin. Em janeiro de 2018, a empresa inaugurou, em São Paulo, sua primeira unidade e em março de 2019 lançou sua segunda loja em Praia Grande, litoral paulista, focando em adaptar as soluções em prevenção de perdas da Gunnebo desde seu projeto inicial, fortalecendo a ideia de que a loja deve pensar em prevenir perdas desde o princípio.
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[APAS SHOW] Uma visão sobre a maior feira do varejo supermercadista do mundo
A Apas Show mais uma vez mostra sua força para o mundo, visto que hoje a feira não é mais vista apenas nacionalmente. Na edição de 2019, que aconteceu neste maio, foram 847 expositores, dos quais 222 deles vieram de 19 países, ou seja, praticamente um quarto da feira foi composto por expositores internacionais. O evento movimentou mais de 330 milhões de dólares em negócios internacionais.
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[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo
Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.
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Aproveitando o gancho da matéria recém-publicada pelo Blog da Apas, da qual participei ao lado de outros grandes nomes do varejo, gostaria de trazer para cá, novamente, a importante discussão sobre Prevenção de Perdas ir além de apenas combater furtos. Muitas vezes os varejistas acreditam que perdas são apenas aquelas causadas por agentes externos, que desviam ou furtam produtos. Mas o conceito de perdas no varejo vai muito além disso, passando por mal gerenciamento da rotina da loja, quebras e até mesmo problemas com gestão de numerário. Para reduzir estes incômodos, é essencial pensar na Prevenção de Perdas como a reunião de três fatores, como veremos a seguir.
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Você sabe o que acontece na frente de caixa da sua loja de varejo?
A rotina do PDV de uma loja de varejo é intensa. É lá que as compras são finalizadas e as possibilidades de perdas são grandes. Para evitá-las, o varejista pode contar com a ajuda da tecnologia, como o sistema de monitoramento Gatecash, que possibilita identificar diversos eventos que ocorrem na frente de caixa, seja por erro operacional, fraude, ou até por falhas nos equipamentos, como no scanner do PDV. Demonstraremos neste artigo, através de vídeos coletados no monitoramento dos checkouts, exemplos de como estas situações podem acontecer no dia a dia das lojas.
5 exemplos de tecnologias agindo a favor da prevenção de perdas
Em uma matéria publicada na Isto É Dinheiro, nosso especialista e diretor da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro já pontuava como a competitividade é algo essencial para o mercado do varejo evoluir. Aumentar vendas, garantir lucros, se posicionar e se destacar devem ser objetivos dos varejistas. E nada como contar com a tecnologia para alcançar essas metas e ajudar o dia a dia no varejo a gerar mais resultados e aumentar sua performance. Segundo o especialista, não basta focar apenas em soluções que priorizem o aumento das vendas. Há tempos encontramos no mercado soluções que trabalham com foco em redução de perdas e na melhora operacional das lojas, trazendo mais vantagens para o varejo. Para exemplificar este tipo de tecnologia que já vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos, selecionamos 5 cases de soluções para prevenção de perdas aplicadas ao varejo brasileiro.
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10 mudanças que o monitoramento de frente de caixa vai trazer para sua loja
Lidar com uma loja de varejo envolve vários desafios. Para garantir um funcionamento eficiente e estratégico de um negócio, precisamos contar com funcionários bem treinados, estratégias de vendas e, um fator essencial, a tecnologia. Hoje, no mercado, existem diversas soluções de segurança para o varejo que vão além de apenas prevenir perdas, como é o caso do monitoramento de frente de caixa. Entender o potencial da tecnologia e soluções é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo. Neste artigo, focarei em apontar vantagens e mudanças na frente de caixa quando o varejista opta por contar com tecnologias para um monitoramento eficiente que pode revolucionar o dia a dia em seu checkout.
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Chegou o período mais esperado do ano para o segmento supermercadista, mas junto com o crescimento nas vendas temos o mesmo cenário para as perdas. No período natalino, nossas lojas se tornam pequenas. Não importa se você é mercado, supermercado, hipermercado ou atacarejo, sempre terá aperto nos corredores, filas nos caixas e balcões de atendimento e toda a loucura que se repete ano após ano. Sim, brasileiro ama deixar tudo para última hora e não seria diferente no Natal. Mas isso não significa que os varejistas devem deixar suas estratégias para última hora também. Por isso, preparei este artigo e, para facilitar a compreensão de todos, separei as dicas por setores.
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Os varejistas precisam dedicar, mais do que nunca, tempo e recursos para administrar o dinheiro - que vem se tornando cada vez mais caro para seus negócios. Cuidar dos processos de caixa ocupa o pessoal da loja antes do início das atividades diárias, durante o dia e após o horário de funcionamento, com tarefas como a preparação do caixa, troco e conciliação. Essa dedicação de tempo e recursos humanos prejudica os varejistas por diversas razões, desde o custo dos erros de contagem de caixa até o risco de roubo interno e maior vulnerabilidade à assaltos na loja. Operar um processo de manuseio de dinheiro completamente manual, na frente de caixa e no back office, é a opção menos eficiente e de maior risco para os varejistas. Neste artigo, vamos listar 8 desvantagens da gestão manual de dinheiro.
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Há um fato conhecido por praticamente todos os varejistas que não podemos ignorar: a Frente de Caixa é um dos pontos mais vulneráveis das lojas. É lá que ocorre a grande maioria das perdas, sejam elas operacionais ou furtos. Pensando nisto, desenvolvemos um ebook exclusivo com dicas e estratégias de especialistas do varejo, pensadas para lidar da melhor maneira possível com os riscos presentes na Frente de Caixa, contando com a ajuda da tecnologia de prevenção de perdas.
O que é Gatecash? Como ele pode reduzir as perdas na frente de caixa?
Não é segredo que o maior objetivo de uma loja de varejo é realizar boas vendas e garantir seus lucros, por isso a Frente de Caixa representa um dos pontos mais críticos da loja. É lá onde as vendas se concretizam, onde os clientes sentem-se satisfeitos de terem feito a compra que desejavam. Por ser um ponto crucial para os lucros do varejo, é também um dos pontos mais visados e atingidos por furtos e fraudes. Cerca de 30% das perdas internas de supermercados, por exemplo, acontecem no checkout. Com tantos dados alarmantes, o varejista precisa estar atento a tecnologias para a gestão da frente de caixa, como o Gatecash.