A gestão de PDV é um assunto sério quando se trata de empresas que chegam a um número elevado de vendas por dia, como é o caso do Auto Posto Trevão, onde os checkouts chegam a registrar uma movimentação de até 2 mil cupons por dia. Com uma quantidade elevada de vendas, aumentam também as fraudes e surge a necessidade de reduzi-las e otimizar a rotina dos caixas. Foi assim que a empresa chegou ao Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV da Gunnebo, que em 30 dias reduziu as perdas no checkout a menos de 1%.
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Como a gestão de numerário automatizada poupa tempo e dinheiro
A automação dos processos de gestão de numerário tem o potencial de gerar importantes reduções de custo para os varejistas, além de muitos outros benefícios relacionados a eficiência e otimização do tempo. Em um artigo publicado no Loss Prevention Media Insider, intitulado “Procedimentos de gestão de numerário no ambiente atual do varejo”, vemos que os varejistas que ainda não adotam processos automatizados de manuseio de dinheiro ou gestão de numerário podem estar perdendo uma grande oportunidade de geração de valor. Para que isso não aconteça, é importante contar com tecnologias e estratégias voltadas para esta área.
5 motivos para usar tecnologia contra as perdas na frente de caixa
Uma questão na qual sempre insistimos quando falamos em Prevenção de Perdas é que os varejistas devem investir em tecnologias que ajudem a mudar suas estratégias e melhorar sua rotina. Para prevenir perdas e furtos é necessário um conjunto de fatores que vão desde atitudes mais alinhadas da equipe até PDVs mais ágeis e monitorados. Identificar a origem dos furtos e entender que a prevenção de perdas é um investimento, reduz não só as perdas como os desafios diários, gerando uma vantagem competitiva importante para o negócio.
Em meu artigo anterior, falei sobre sete erros bem comuns e muito perigosos que o varejista costuma cometer na rotina de sua loja. Estes erros acarretam perdas e atrapalham as estratégias para conquistar resultados superiores no varejo. A lista, que foi inicialmente publicada no BlackBook do Varejo, aponta vários aspectos desde a vitrine até o pós-venda, mas hoje vou focar em um dos pontos, a meu ver, mais importantes: o inventário. Afinal de contas, é por meio dos inventários que podemos avaliar as perdas e solucionar problemas no varejo.
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Recebimento em dinheiro automatizado melhora a experiência no caixa
Apesar de todos os avanços tecnológicos nos meios de pagamentos nos últimos anos, o uso do dinheiro ainda é muito popular. Em uma pesquisa do Banco Central, vemos que no Brasil, um total de 29% dos trabalhadores ainda recebe seu salário em espécie e 96% preferem fazer suas compras em dinheiro. No comércio, 52% dos estabelecimentos recebem, mais frequentemente, o dinheiro em suas operações. A forma com que o varejo lida com o dinheiro está mudando. Cada vez mais é preciso segurança e agilidade na rotina com as cédulas e a tecnologia está aí para ajudar. Depois de apresentar ao país o cofre inteligente Intelisafe, a Gunnebo traz para o Brasil o Safepay, novo modelo de sistema de gestão de numerário, como mostramos na matéria da Revista Prevenção de Perdas edição 11.
No começo de 2018, os diretores do ASP SUPERMERCADOS estavam preocupados com quebras na frente de caixa ao constatar que, mesmo com o monitoramento efetuado por sua equipe de prevenção de perdas, ainda perdiam nas suas operações. E, o pior, viam o lucro das vendas escoar direto para o ralo. A história começou a mudar abril do mesmo ano quando a rede fechou uma parceria com a Gunnebo e adotou o Gatecash, como mostra a Revista Prevenção de Perdas edição 11.
Como o varejo pode combater os furtos e o chamado mercado cinza?
No mês de junho tivemos a divulgação da pesquisa de perdas no varejo da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE). Os resultados não foram os melhores e um ponto preocupante foi o aumento no índice de perdas: passou de 1,29% ou R$ 19,58 Bilhões para 1,38% que representa R$ 21,46 Bilhões. Precisamos falar sobre este índice e sobre o quanto ainda estamos atrás em matéria de combate a furtos e perdas para que possamos planejar mudanças e evoluções no mercado do varejo.
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RaiaDrogasil expande lojas e mantém índice de perdas abaixo do mercado
Analisando os índices de perdas, o varejo farmacêutico não se encontra em seu melhor momento, ainda que o resultado da última pesquisa da Abrappe tenha mostrado uma ligeira queda nas perdas do setor. Este cenário mostra que alguns varejistas do canal farma perceberam ser necessário investir em tecnologias e estratégias de prevenção de perdas que ajudem a reduzir ainda mais este índice. É desta forma que tem se posicionado há algum tempo o Grupo RaiaDrogasil, mostrando que é possível combater as perdas e ter melhores resultados ano a ano, como mostrou a matéria exclusiva da Revista Prevenção de Perdas nº 11.
Como todas as áreas do varejo, o canal farma também vem sofrendo mudanças provocadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Estas mudanças são responsáveis também pelo bom ritmo de crescimento da área, apesar das recentes crises dos sistemas financeiro e econômico brasileiro. Entender e se adaptar passa por ampliar o mix de produtos, as estratégias de vendas e investir em tecnologia. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra e inibir perdas, a Gunnebo em parceria com a uma importante rede de farmácias, vem testando soluções que abrangem desde o monitoramento de filas, passando pela identificação de clientes com intenção de compra (ou de furto) de PARs, alcançando a geração de diversos indicadores e métricas de gestão. Abordamos o assunto nesta matéria originalmente publicada na edição nº 11 da Revista Prevenção de Perdas, que contou com a colaboração de Olegário Araújo, diretor da Inteligência360.
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Grupo Muffato reduz em até 80% os erros operacionais na frente de caixa
Muitos varejistas associam perdas na frente de caixa a ações externas como furtos e roubos ou ações de má fé de colaboradores. Mas, a realidade é que os erros operacionais são responsáveis por grande parte das perdas neste que é um dos locais mais vulneráveis do varejo, o PDV. Para melhorar a gestão da frente de caixa e reduzir erros deste tipo, a saída é investir em tecnologia como fez o Grupo Muffato, investindo no Gatecash, monitoramento de frente de caixa da Gunnebo.
Talvez uma das pesquisas mais aguardadas pelos profissionais de Prevenção de Perdas seja a Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro, que teve seus índices revelados no segundo fórum ABRAPPE. A ansiedade pelo resultado da pesquisa era de que os índices de perdas reduzissem, afinal de contas, temos a tecnologia cada vez mais ao nosso lado. Mas não foi o que aconteceu: os dados apontaram 1,38% de perdas no varejo, índice maior que o de 2018, que era de 1,29%. Olhando apenas a porcentagem podemos não ter a real noção do impacto, mas as cifras do prejuízo são altas. Por ano o varejo deixa de lucrar em média 21,46 Bilhões de reais. Um valor assustador e que precisa ser debatido e combatido com experiência e tecnologia.
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Supermercado Ayumi reduz erros com ajuda do Cofre Inteligente
Ainda que alguns afirmem que o dinheiro está desaparecendo, não é o que mostram pesquisas como a do Banco Central publicada em 2018. Os consumidores brasileiros seguem utilizando dinheiro em espécie como uma das principais formas de pagamento. Por conta disso, os varejistas precisam se preocupar com a gestão do numerário que, quando feita manualmente, pode consumir muito mais tempo e até mesmo mais dinheiro do que o imaginado. Buscando resolver este problema, os Supermercados Ayumi passaram a contar com a ajuda do Cofre Inteligente Intelisafe em suas lojas, reduzindo erros e facilitando a rotina de coleta de dinheiro, como mostramos na 11ª edição da Revista Prevenção de Perdas.
Trazer em seu DNA a missão de ser o parceiro confiável dos consumidores e profissionais do setor tem sido o principal objetivo da Obramax, primeiro atacarejo de materiais de construção do Brasil, que faz parte da rede do Grupo Adeo, assim como a Leroy Merlin. Em janeiro de 2018, a empresa inaugurou, em São Paulo, sua primeira unidade e em março de 2019 lançou sua segunda loja em Praia Grande, litoral paulista, focando em adaptar as soluções em prevenção de perdas da Gunnebo desde seu projeto inicial, fortalecendo a ideia de que a loja deve pensar em prevenir perdas desde o princípio.
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No mundo do CRM ou “Gestão de relacionamento com o cliente”, a palavra de ordem é “experiência”, ou seja, como tornar a experiência do cliente incrivelmente inesquecível? Pode parecer fácil conseguir este objetivo, mas não basta apenas que os funcionários se esforcem para tornar a experiência do cliente mais agradável e extraordinária. Este também deve ser um assunto da Prevenção de Perdas.
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Exposição segura de eletroeletrônicos valoriza experiência de compra
Muito se fala sobre vendas de eletroeletrônicos como celulares, notebooks e câmeras fotográficas. São produtos de alto valor agregado que atraem os olhares tanto dos clientes quantos dos furtantes. Por isso é preciso ter muito cuidado e atenção no momento de expor este tipo de item. É fato que aparelhos expostos ligados e acessíveis para experimentação vendem cerca de 30% mais por conta das vendas por impulso. Mas como tirar os eletrônicos do confinamento e mantê-los seguros ao alcance dos clientes? Com a ajuda da tecnologia de soluções como os Cadeados Eletrônicos, como mostramos na Revista Prevenção de Perdas 2019.
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