A Gestão de Projetos em Prevenção de Perdas (gestão de projetos) é de extrema e fundamental importância para a redução de perdas. Com a competitividade acirrada, margens de lucro apertadas, ciclo de vida dos produtos mais curtos, o gestor de Prevenção de Perdas tem que buscar inovações para que a companhia tenha um diferencial e uma vantagem competitiva.
Dentre os principais questionamentos feitos pelo departamento de Prevenção de Perdas, há uma pergunta que acredito estar no Top Five: Como reduzir as quebras ocasionadas por produtos vencidos? O fato é que as quebras operacionais respondem por mais de 33% das perdas de uma empresa e, em algumas empresas, mais de 40% dessas quebras são ocasionadas por produtos que tiveram seus prazos de validade expirados. Como reverter este problema?
5 razões pelas quais seu plano de Prevenção de Perdas não está funcionando
Prevenção de perdas é um tema recorrente na maioria das empresas, mas que ainda precisa ser encarado com mais seriedade. Geralmente as estratégias voltadas para prevenção são compostas por programas que prometem uma redução significativa nas perdas, aumentando a eficiência da empresa e resgatando aquele gás que existe guardado e que muitas vezes pode ser o último suspiro. Porém nem sempre as promessas feitas pelos planos de prevenção surtem os efeitos desejados e é preciso entender o porquê.
Todos os departamentos de uma empresa, não apenas a área de vendas e comercial, geram perdas para o negócio. Estas perdas, somadas, representam milhares ou milhões de reais por ano. Identificar estes locais de perdas, analisar cada gasto e fechar essas “torneiras” pode não só evitar um prejuízo desnecessário, como também alavancar os lucros. Mas, para isso, é preciso que toda a empresa esteja engajada nesta batalha.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Retrospectiva 2015: 6 matérias de destaque do Blog Prevenção de Perdas
Mais um ano se inicia e o calendário do varejo está a todo vapor! Acabamos de sair de um período onde esperávamos um aumento no volume de vendas, mas a crise financeira que assola o país deixou os resultados abaixo do esperado. Agora, entramos naquele período de expectativas, de renovar as esperanças e investir em um caminho seguro e eficiente para garantir que 2016 seja um ano melhor que 2015. E, para tomar fôlego e recarregar as baterias, fizemos uma retrospectiva com os principais destaques do Blog em 2015!
10 dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas
Em meu último artigo, destaquei algumas características profissionais e pessoais desejáveis para a carreira de um agente de Prevenção de Perdas. Mas não são apenas fatores individuais, que visam apenas o crescimento profissional, que tornam uma pessoa em um especialista exemplar. A equipe que o cerca também tem uma função crucial para o se sucesso.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Perdas e Segurança: 12 passos para um relatório de ocorrências eficaz
O Relatório de Ocorrência é uma ferramenta de extrema importância não só para a segurança de seu negócio, como também para prevenir perdas e ter um acompanhamento constante e organizado das atividades que acontecem em sua empresa. Neste artigo, trouxe algumas dicas de como preparar um relatório de ocorrência voltado para Segurança Empresarial, para ser apresentado à Alta Administração.
Perdas no Varejo, Monitoramento de Segurança Eletrônica, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
Chegamos em um período do ano no qual muitas empresas de varejo, principalmente aquelas que possuem ferramentas de gestão mais completas, começam a se preocuparem com a elaboração de seu orçamento para o exercício do ano que virá. Macro ferramenta de uma companhia, o orçamento contempla uma grande gama de “divisões orçamentárias” representadas por suas diversas áreas e estruturas (filiais/ diretorias/ gerências/ departamentos/ setores/ seções/ lojas) nas quais está inserida a Prevenção de Perdas.
Buscar conhecimento e novas estratégias para prevenir as perdas em seu negócio nunca é demais, principalmente quando esse conhecimento é criado em conjunto com os próprios varejistas e especialistas da área. Essa experiência de pensar em grupo foi muito bem sucedida no Webinar que fiz em parceria com a Gunnebo. Desta apresentação, reuni 21 conselhos retirados das perguntas feitas pelos espectadores e varejistas que participaram do evento.
A Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo - SBVC - reúne executivos de grandes redes lojas, como a Magazine Luiza, Cybelar, Saraiva e Grupo Pão de Açúcar. Criada em 2014, é uma entidade aberta, sem fins lucrativos, com o objetivo de aumentar a competitividade do varejo. Ela contribui para o desenvolvimento do setor trazendo dados de pesquisas para que assim o mercado se movimente cada vez mais.
8 fatos que provam valer a pena investir em Prevenção de Perdas
Uma das grandes dúvidas dos varejistas ao começarem suas pesquisas visando investir em Prevenção de Perdas é se aquele investimento realmente valerá a pena. Por ter resultados mais abstratos, é bastante comum que este tipo de tecnologia seja olhada com desconfiança. Com alguns cálculos podemos provar facilmente: Prevenção de Perdas é um investimento com retorno garantido, independente da forma de pagamento ou da solução escolhida.
Após uma ótima sequência de cursos em 2014, o Prevenção de Perdas Brasil passou o primeiro semestre de 2015 preparando-se para trazer aos varejistas, principalmente aos profissionais de prevenção de perdas, a Fórmula de Gestão de Prevenção de Perdas. O curso de prevenção de perdas mais esperado do ano acontecerá no dia 29/08/2015, das 9h às 18h, em São Paulo/SP.
Qual a remuneração ideal para um profissional de Prevenção de Perdas?
Finalizando esta série de três artigos, após falar sobre as principais Estratégias para se tornar um bom Profissional de Prevenção de Perdas e sobre Como transformar sua equipe em uma equipe de sucesso, quero chamar a atenção para um tema muito importante e ainda muito pouco discutido em nossa área: a remuneração ideal para um especialista em Prevenção de Perdas.
Curso sobre como implantar estratégias para prevenir perdas no varejo
A Prevenção de Perdas dentro de uma empresa é tratada pelos grandes varejistas como uma questão estratégica. Em um mercado competitivo, a empresa mais lucrativa será aquela que conseguir minimizar as suas perdas, sejam elas furtos, quebras operacionais ou deficiências de processos.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas
A meta do gestor de Risco e Prevenção de Perdas é reduzir as perdas através da educação, tecnologia e conhecimento pessoal acumulado.
Hoje, nos USA e Europa, os profissionais executivos de P&P fazem parte dos comitês de gestão e participam da mesma mesa de reuniões que os CEO, CFO, CIO. Juntos, eles definem estratégias, orçam tecnologia, treinamento e tudo o mais que a empresa necessitar para reduzir suas perdas, que são sempre crescentes, como mostram todas as estatísticas internacionais.